Sem categoria

Onda de calor eleva temperatura em até 5ºC e Goiás pode ter máxima de 41ºC

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de potencial perigo para uma onda de calor que atinge Goiás. O prognóstico é de que a temperatura pode ficar 5ºC acima da média pelo período de até três dias. Em Goiânia, os termômetros podem registrar máxima de 39°C. Na região Oeste, o cenário é pior: 41ºC.  

O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explica que o calor é característico do inverno goiano, que já acumula mais de 100 dias de estiagem. “A chuva é um regulador de temperatura. Sem ela, o calor vai permanecer por mais um tempo”, afirma em entrevista ao jornal A Redação.  

Nos próximos dias, a previsão é de muito calor e tempo seco em todas as regiões do Estado. O meteorologista revela que a temperatura máxima predominante em Goiás deve ser de 39°C. A umidade relativa do ar pode chegar aos 12% em grande parte dos municípios goianos.

E a chuva?

Entre os dias 20 e 21 de setembro, existe uma possibilidade de chuva para a região Sudoeste de Goiás. “Uma frente fria vai avançar pelo Sul do Brasil, gerando um corredor de umidade que, em contato com o calor, pode causar chuva de até 20 milímetros nas regiões de Jataí, Mineiros e Chapadão do Céu”, completa o meteorologista.  

A possibilidade de precipitação é de 40%, no entanto, esse índice pode mudar com a proximidade da data. André também comenta que o Cimehgo vai continuar o acompanhamento, já que essa área de instabilidade está mudando rapidamente.   De acordo com a previsão para Goiânia, a chuva constante só vai chegar em meados de outubro. 

*Por Pedro Peralta

Fonte: A Redação

Foto: Reprodução/Jornal do Vale