Sem categoria

Maria da Penha: 526 agressores são presos em Goiás no intervalo de um mês

Goiás registrou a prisão de 526 agressores no âmbito da Operação Maria da Penha entre os meses de agosto e setembro. Trata-se do Estado do Centro-Oeste com maior número de prisões relacionadas a casos de violência doméstica. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (7/10) e apontam que o Centro-Oeste é a região do País com o maior número de prisões de agressores de mulheres, totalizando 1.828 registros entre agosto e setembro. 

Depois de Goiás, conforme balanço, vem o Distrito Federal, que soma 463 prisões em um mês. Na sequência aparecem Mato Grosso, com 462, e Mato Grosso do Sul, com 377. As forças policiais que atuaram na região Centro-Oeste realizaram 7.642 atendimentos e acompanhamentos às mulheres vítimas de violência. Também foram realizadas ações educativas e de conscientização.

No Brasil, a operação é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Entre agosto e setembro deste ano, também segundo balanço, o resultado foi de 12.396 prisões por agressões domésticas e feminicídios.

Medidas protetivas de urgência

A operação também concedeu, requeriu ou expediu 1.412 medidas protetivas de urgência em Goiás; 1.379 no Distrito Federal; 774 no Mato Grosso do Sul e 463 no Mato Grosso. A medida significa o afastamento do agressor do lar ou local de convivência com a vítima, a fixação de limite mínimo de distância de que o agressor fica proibido de ultrapassar em relação à vítima e a suspensão da posse ou restrição do porte de armas, se for o caso.

Fonte: A Redação

Foto: Avelino Lima