Sem categoria

Polícia prende trio e destrói balsas usadas em garimpo ilegal no Rio Corumbá, em Pires do Rio

Três homens foram presos e duas balsas foram destruídas nesta terça-feira (3) por equipes do Batalhão Ambiental no Rio Corumbá, em Pires do Rio. O tenente coronel Geraldo Pascoal contou que os três indivíduos são suspeitos de praticar garimpo ilegal.

“O Rio Corumbá é o que tem mais denúncias de garimpo ilegal. Nesse caso de ontem, recebemos a denúncia de duas balsas próximas à ponte de Pires do Rio. Patrulhamos cerca de 20 km do rio e localizamos a primeira embarcação com dois suspeitos e, depois, a segunda com um”, conta.

A polícia ainda explicou que, durante as buscas, não foram encontrados minérios. De acordo com a corporação, os suspeitos têm o costume de jogar os minérios no rio quando a polícia se aproxima.

“Apreendemos os equipamentos usados no garimpo, como roupas de mergulho e mangueiras”, detalha.

Os três suspeitos vão responder pelo crime ambiental de atividade potencialmente poluidora. “Esse crime ocorre junto com o de usurpação de minério pertencente à União, porém, só é possível autuar quando encontramos ouro ou pedras com os suspeitos”, explica.

O tenente coronel diz que os suspeitos foram conduzidos à delegacia, estão presos e que as duas balsas foram destruídas. “Não tem como tirar as embarcações do rio, então, para que os suspeitos não continuem com a prática criminosa, elas foram destruídas”, finaliza.

*Por Augusto Sobrinho, O Popular

Fonte: G1 Goiás

Fotos: Batalhão da Polícia Militar Ambiental de Goiás