Sem categoria

IF Goiano de Urutaí seleciona pessoas com deficiência visual para receberem cães-guias

O Centro de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia do Instituto Federal Goiano, localizado no Câmpus de Urutaí, está oferecendo a oportunidade para pessoas com deficiência visual residentes em Goiás ou no Distrito Federal de se candidatarem para utilizar cães-guias treinados.

O prazo para as inscrições é até o dia 22 de abril e o edital está aberto para indivíduos cegos ou com baixa visão. No entanto, para formar a dupla de animal e pessoa, é necessário passar por algumas etapas do processo. Desde o início das atividades em 2018, o IF Goiano já formou sete duplas.

Para se inscrever, é necessário que o candidato tenha pelo menos 18 anos de idade ou 16 anos se for emancipado. A inscrição deve ser realizada exclusivamente pela internet, através do site da instituição (https://ifgoiano.edu.br/), onde também se encontra o edital com todas as informações necessárias.

Etapas para aquisição do cão-guia

O processo seletivo ocorre em três etapas, todas com caráter classificatório e eliminatório. A primeira etapa é a inscrição, seguida pela apresentação de informações e documentos exigidos por e-mail e, por fim, uma entrevista avaliativa. Os candidatos aprovados deverão passar aproximadamente 30 dias hospedados no Centro de Formação do IF Goiano, em Urutaí, para a fase de adaptação com o cão-guia.

Depois dessa fase, que é parte do processo de avaliação de compatibilidade da dupla, uma equipe do Centro de Treinamento acompanha o candidato por 15 dias em seu local de residência, nos trajetos iniciais com o cão. O objetivo é fornecer orientações para que a mobilidade ocorra com eficiência e segurança. Na etapa final, os instrutores decidem se autorizam ou não o uso do cão-guia pela pessoa com deficiência.

“Amicão”

O Centro de Treinamento formou seu primeiro cão-guia chamado Face, que desde 2019 acompanha o servidor público aposentado Gleibson Pereira Silva, de 53 anos, em Goiânia. Gleibson se inscreveu no programa em 2014 e esperou por cinco anos para ter uma mobilidade diferenciada com a ajuda do animal, que ele considera seu “amicão”.

O aposentado criou um perfil no Instagram chamado @olhosnapata, onde compartilha seu cotidiano na companhia de Face. Nas postagens, Gleibson destaca a diferença que o animal fez em sua vida.

Gleibson Pereira e seu cão-guia Face, primeira dupla formada pelo IF Goiano de Urutaí Foto: Reprodução/Instagram

*Por Larissa Feitosa

Fonte: Mais Goiás

Foto em Destaque: Ascom – Campus Urutaí