Sem categoria

Goiás recebe novas vacinas contra Covid-19 para aplicar em idosos com mais de 80 anos

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), anunciou a chegada de mais um lote da vacina AstraZeneca/Oxford ao estado nesta quarta-feira (24). A Secretaria Estadual de Saúde confirmou que a remessa com 53,5 mil doses chegou a Goiânia por volta de 12h. Elas devem ser usadas para vacinar idosos com mais de 80 anos.

Além das novas doses da AstraZeneca, Goiás recebeu nesta quarta-feira mais 28,8 mil doses da Coronavac.

O governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado, disse que com as 28,8 mil doses recebidas da CoronaVac será possível vacinar 14.400 pessoas. E sobre a vacina AstraZeneca, Caiado afirmou que será possível imunizar 53.500 pessoas, com as 53,5 mil doses recebidas. 

“Nós vamos vacinar, com essa remessa recebida hoje, em torno de 68 mil goianos e a expectativa é já começar a aplicar doses nas pessoas com 79 anos ou mais”, disse o governador. 

Caiado afirmou ainda que o Plano Nacional de Vacinação é único e que será seguido. “O Plano Nacional de Vacinação é único, não dá espaço para esperteza. Não é para se criar a tese de levar vantagem em tudo, pelo contrário, aqui é uma tese de buscar a solidariedade do brasileiro. Todos merecem receber a vacina dentro do Plano Nacional de Imunização”, completou. 

Levantamento oficial realizado pela SES-GO apurou que, referente à primeira dose, foram aplicadas 187.578 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o estado até esta quarta-feira. Em relação à segunda dose, 30.583 pessoas receberam o reforço.

Estas doses que chegaram nesta quarta serão destinadas à vacinação de idosos com 80 anos ou mais que ainda não foram imunizados, segundo a SES.

A secretaria informou que todas as vacinas da AstraZeneca serão distribuídas para aplicação da primeira dose. Já da CoronaVac, uma metade será enviada aos municípios e a outra reservada para a segunda dose.

A distribuição das vacinas às 18 Regionais de Saúde será realizada a partir de quinta-feira (25) para que estas iniciem o envio das doses para os municípios. A SES-GO trabalha para finalizar o mapa de distribuição, que é baseado em dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Fonte: G1 Goiás/A Redação

Foto: Divulgação/Governo de Goiás