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Mais de 400 mil clientes podem se cadastrar na Tarifa Social de Energia em Goiás

A Equatorial Goiás, empresa que assumiu a distribuição de energia no estado em substituição à Enel, realizou um levantamento no mês de março e identificou que mais de 400 mil pessoas estão aptas a receber o benefício do Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, mas ainda não se cadastraram. 

Somente nos três meses de atuação em Goiás, a distribuidora conseguiu aumentar em mais de 41 mil o número de clientes cadastrados a receber o benefício. A previsão é que este incremento injete R$ 9,4 milhões na economia dos municípios goianos durante o ano de 2023, afirma a empresa.

As cidades com o maior número de clientes aptos e não inscritos são: Goiânia, Águas Lindas de Goiás, Aparecida de Goiânia, Luziânia, Anápolis, Rio Verde e Valparaíso de Goiás.

 O que é a tarifa social?

É um programa do Governo Federal que concede descontos de até 65% na tarifa de energia. Para se cadastrar ou para manter o benefício é necessário ter o cadastro atualizado no CadÚnico e na distribuidora de energia; renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo nacional; idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC); ou família inscrita no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos, que tenha membro portador de doença ou deficiência.

O programa dá descontos no valor mensal do consumo das famílias beneficiadas. A redução varia conforme o consumo em quilowatts/hora. O gerente comercial da Equatorial Goiás, Jean Gama, destacou que a inclusão no Tarifa Social representa uma importante economia para as famílias. Somente no ano passado foram injetados R$ 106 milhões na receita dos municípios goianos.

“Estamos realizando uma série de ações, incentivando os clientes aptos a se cadastrem no benefício. Nos últimos meses, realizamos diversos mutirões de atendimento, em vários municípios, levanto uma van de atendimento móvel e orientando os clientes a se cadastrarem”.

Fachada da Equatorial Energia Goiás, no Jardim Goiás, em Goiânia
Foto: Emilly Viana/Portal 6

Como se cadastrar?

Para o cliente checar se já está incluído na Tarifa Social, basta ver se na parte de cima da conta de energia, no espaço Dados da Unidade Consumidora, o campo Classe/Subclasse está preenchido com: Resid. Bx. Renda. Lembrando que a conta não vem zerada, já que na fatura não está incluído somente o consumo de energia, mas pagamento de impostos e iluminação pública, além de outras cobranças eventuais, como parcelamentos, multas ou juros.

Se o cliente não está incluído, mas está enquadrado nos critérios, basta acessar um dos canais de atendimento da companhia e apresentar os seguintes dados: número da unidade consumidora (número da instalação que consta na conta de energia), CPF, RG ou outro documento com foto, e número do NIS ou BPC. Os clientes aptos ao benefício, podem se cadastrar no Programa Tarifa Social, em qualquer uma das agências da Equatorial, espalhadas em todo o Estado, ou pelo Call Center – 0800 062 0196.

Fonte: Equatorial Goiás

Foto em Destaque: Alex Malheiros