Sem categoria

Tribunal de Justiça de Goiás inaugura Posto Avançado de Caldazinha

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), desembargador Carlos França, inaugurou na manhã desta quarta-feira (12) mais um Posto Avançado do Poder Judiciário, desta vez no município de Caldazinha, distrito judiciário da comarca de Senador Canedo. A solenidade contou com a presença da titular da 1ª Vara de Senador Canedo e diretora do Foro local, juíza Patrícia Dias Bretas, e da prefeita de Caldazinha, Solange Gouveia.

Ainda compuseram a mesa diretiva da solenidade os magistrados da comarca de Senador Canedo, Carlos Eduardo Martins da Cunha, Marcelo Lopes de Jesus e Diego Custódio Borges; o promotor de justiça Glauber Rocha e a promotora de justiça Karina Gomes e Silva, ambos da mesma comarca de Senador Canedo; o deputado estadual Issy Quinan; o presidente da subseção da OAB-GO de Senador Canedo, José Gabriel Machado Nascimento; o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo; o vice-prefeito de Caldazinha, Francisco Floriano; e o presidente da Câmara de Vereadores de Caldazinha, Juliano Agostinho.

Aproximar a sociedade da Justiça

“O Poder Judiciário Estadual está fazendo o seu papel ao aproximar a justiça da sociedade, levando os serviços do Judiciário com maior facilidade e rapidez ao jurisdicionado”, destacou o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, durante a solenidade de inauguração. Ele também salientou que o Posto Avançado de Caldazinha é o 35° ponto de atendimento do Poder Judiciário já instalado, “facilitando o acesso dos cidadãos  e das cidadãs dos municípios que não são sedes de comarcas aos serviços judiciários.

Carlos França ainda elogiou atuação dos magistrados locais e agradeceu o empenho e a dedicação da diretora da Comarca, juíza Patrícia Bretas. O chefe do Poder Judiciário ainda destacou que a parceria do Tribunal de Justiça com as administrações municipais é fundamental para o êxito do projeto dos Postos Avançados. “Em Caldazinha, não nos faltou o apoio da prefeitura local, que não mediu esforços para proporcionar à população uma instalação adequada para a unidade de atendimento”,  relatou o chefe do Poder Judiciário ao agradecer a Prefeita Solange Gouveia.

Presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Carlos França

Parceria

A juíza Patrícia Bretas destacou a atuação diligente do presidente do TJGO, desembargador Carlos França, e agradeceu a parceria da prefeitura. “Tivemos o total apoio da prefeitura local e da Câmara de Vereadores, que se empenharam na construção da unidade, viabilizando o funcionamento do Posto Avançado”.

A prefeita de Caldazinha, Solange Gouveia, destacou que o momento é de avanço para os moradores da cidade. Ela elogiou a atuação da magistrada Patrícia Dias Bretas no desempenho das funções forenses e na administração do Foro da comarca de Senador Canedo, e agradeceu a presença do presidente do TJGO, desembargador Carlos França. “Tivemos a felicidade do nosso município ser contemplado com a implementação do Posto Avançado do Poder Judiciário, e certamente nossa comunidade será favorecida por essa inauguração, que nos proporciona facilidade de acesso à Justiça”, comemorou.

“O evento hoje é de larga importância para o resgate e a preservação da cidadania das pessoas de Caldazinha”, afirmou o deputado estadual Issy Quinan durante a solenidade de inauguração. Segundo o parlamentar, a função dos gestores públicos é ampliar e democratizar o acesso da população aos serviços públicos. “O Tribunal de Justiça de Goiás, comandado de forma lúcida e competente pelo desembargador Carlos França, proporciona ao cidadão, por meio da instalação dos Postos Avançados nos municípios goianos que não são comarcas, o direito de obter as repostas provenientes da Justiça de maneira mais célere, cômoda e eficiente”, observou o deputado.

Avanço

Para o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), Glauber Rocha Soares, “estamos diante de um considerável avanço protagonizado pela dinâmica gestão do chefe do Poder Judiciário goiano, desembargador Carlos França”. Ele ressaltou que a demografia do local é caracterizada principalmente pela população rural. “Essa comunidade rural que mora distante do centro enfrenta ainda maior dificuldade para acessar os serviços jurisdicionais, e agora conta com a comodidade de não ter que se deslocar até a comarca de Senador Canedo”, citou o promotor.

O presidente da subseção da OAB-GO de Senador Canedo, José Gabriel Machado Nascimento, na ocasião representando o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara,  ressaltou que a implantação das unidades de atendimento confere proximidade e facilidade de acesso à Justiça à população mais vulnerável. “O Posto Avançado assegura o direito fundamental previsto na nossa Constituição Federal de acesso ao Poder Judiciário”, sublinhou.

Solenidade de inauguração do Posto Avançado do TJ-GO em Caldazinha

Presenças

Ainda estiveram presentes à solenidade os vereadores de Caldazinha Breno Gonçalves, Fernanda Porto Camilo, Lucas Alves, Marcelo Ferreira de Melo, Breno Gonçalves, Rafael Alexandre Teixeira e Nenzim Gouveia; o tenente-coronel Dallbian Guimarães Rodrigues; a procuradora-geral do Município de Senador Canedo, Marciely Ferreira de Paula, e o assessor do deputado federal Glaustin da Fokus, Clayton Freitas.

*Por Carolina Dayrell

Fonte: Tribunal de Justiça do Estado de Goiás

Fotos: Acaray Martins – Centro de Comunicação Social do TJGO