Sem categoria

Bloco do Id vai prestar homenagem a Dona Luzia da Máquina de Arroz em 2024

Mantendo a tradição de homenagear alternadamente a cada ano um homem e uma mulher, Maria Luzia Batista do Nascimento, a Dona Luzia da Máquina de Arroz, será o tema do Bloco do Id em 2024.

O anúncio foi feito pelos organizadores ao final do desfile da última sexta-feira, 21 de abril, quando o Bloco prestou sua homenagem ao Brasilino.

Dona Luzia nasceu em Silvânia em 07 de dezembro de 1941. Casou-se com José Aquiles do Nascimento, já falecido, com quem teve seis filhos: Vitória, Vera, Celso, Célio, César e Valéria. É avó de 18 netos, tem 13 bisnetos e dois tataranetos.

De uma honestidade e simplicidade enormes, Dona Luzia educou os filhos para o caminho de cidadãos de bem e voltados para o trabalho.

Ficou conhecida como Dona Luzia da Máquina de Arroz porque durante muitos anos trabalhou com o beneficiamento desse alimento em sua máquina, inicialmente na Praça Americano do Brasil, onde hoje funciona o Bonfim Gastronomia, e depois na Rua Antônio Caetano, no Centro de Silvânia.

Ali recebia as sacas de arroz produzidas na zona rural, beneficiava e comercializava os grãos à granel. Pessoa de  carisma e simpatia inigualáveis, tinha também o dom da caridade. Em sua máquina, sempre ajudou os mais pobres.

Em 1996 foi eleita vereadora em Silvânia, cumprindo seu mandato de 1997 a 2000. Não se interessando mais pela vida pública, optou em não buscar a reeleição.

Há algum tempo, mudou-se para uma propriedade rural no município de Silvânia.

Dona Luzia agora será homenageada pelo povo de Silvânia no Bloco do Id em 2024.

*Por Célio Silva

Foto: Arquivo da Família