Sem categoria

IFG abre mais de 500 vagas para cursos superiores; inscrições vão até 21/5

O Instituto Federal de Goiás (IFG) está com inscrições abertas para vários processos seletivos. São mais de 500 vagas para cursos superiores, 120 para cursos técnicos subsequentes e 162 para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). As oportunidades se dividem nas modalidades presencial e EaD.

Os editais já estão disponíveis no site da instituição e cada seleção tem sua data limite para aceitar as inscrições: até 21 de maio para os vestibulares, 19 de maio para os cursos técnicos EJA e 18 de maio para os cursos subsequentes. 

Dentro da seara de cursos superiores o IFG oferece o Vestibular Enem, o Vestibular IFG e o Vestibular Enem EaD – neste último podem se inscrever candidatos que tenham feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos 10 anos. A seleção será feita pela nota do exame. 

Para os cursos presenciais, são ofertadas 256 vagas em cursos superiores dos câmpus Formosa, Goiânia, Goiânia Oeste, Itumbiara e Luziânia. E, pela primeira vez, o IFG vai ofertar o curso de Tecnologia em Produção Cultural, na modalidade EaD, com 150 vagas distribuídas nos polos de Águas Lindas, Caldas Novas, Goianésia, Luziânia e Pirenópolis. Ele terá duração de 36 meses, com atividades virtuais e encontros presenciais nos Polos de Apoio Presencial (PAPs) e defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

Já no Vestibular IFG, são ofertadas 162 vagas, distribuídas entre 13 cursos superiores de seis câmpus da Instituição. A seleção no Vestibular IFG será por meio da aplicação de uma Prova de Redação e do Teste de Verificação de Habilidades Específicas em Música (somente para os candidatos do curso de Licenciatura em Música). Este mesmo teste também será aplicado aos candidatos que se inscreverem para este curso no Vestibular Enem. 

Cursos técnicos

Na seleção referente a capacitações técnicas integradas ao Ensino Médio EJA, o IFG oferta 162 vagas para 5 cursos distribuídos nos câmpus Aparecida de Goiânia, Goiânia, Jataí, Senador Canedo e Uruaçu. As oportunidades são destinados a jovens com 18 anos ou mais e adultos que ainda não fizeram o ensino médio. As aulas são ministradas no período noturno, para facilitar o acesso de quem trabalha.  

E também estão abertas as inscrições para a seleção dos cursos técnicos subsequentes ao ensino médio. São ofertadas 120 vagas para os cursos técnicos subsequentes em Agrimensura e Eletrotécnica (Câmpus Goiânia), Eletrotécnica (Itumbiara) e Agrimensura (Jataí). Com duração de dois anos, os cursos são ministrados no período noturno. 

Podem se inscrever os candidatos que já concluíram o ensino médio na data de inscrição ou que tenham concluído no ato da matrícula. O processo seletivo será composto por prova objetiva de múltipla escolha, com questões de Língua Portuguesa e de Matemática.

Fonte: A Redação

Foto: Divulgação