Sem categoria

Contusão tira atleta Iranildo Espíndola de competição do Tênis de Mesa na Europa

O atleta paralímpico silvaniense Iranildo Espíndola está fora do Torneio  Aberto Paralímpico da Eslovênia, que será disputado até o próximo dia 13 de maio na Europa. 

Ele foi vetado pelo departamento médico da Seleção Brasileira de Tênis de Mesa Paralímpica após apresentar uma contusão nas nádegas e não embarcou com o restante de delegação para mais esta competição internacional.

Iranildo Espíndola apresentou feridas conhecidas como escara e foi orientado a permanecer em repouso absoluto até sua total recuperação.

Também chamadas de úlcera de pressão ou mesmo de úlceras de decúbito, as escaras são lesões e feridas na pele que surgem como consequência de uma grande pressão aplicada na pele.

É o caso, por exemplo, de pessoas que ficam muito tempo acamadas ou mesmo na mesma posição por longos períodos de tempo e sem que haja movimentação adequada.

Como elas geralmente surgem em pessoas que já têm mobilidade reduzida ou mesmo alguma condição preexistente, o tratamento das escaras pode ser bastante difícil e prolongado.

Existem diferentes graus de escara, que vão desde uma lesão superficial na pele a até mesmo uma necrose ou uma ulceração, que acontece quando a ferida é tão profunda que chega a expor os ossos.

Com o repouso indicado pelo médico, Iranildo Espíndola esperar voltar em breve a defender a Seleção Brasileira de Tênis de Mesa Paralímpico. 

*Por Célio Silva, com Informações do site Rede São Luiz

Foto: Reprodução/Instagram