Sem categoria

Prefeitura de Silvânia divulga Nota Oficial de Esclarecimento sobre obra de revitalização da avenida Dom Bosco

A Prefeitura de Silvânia divulgou neste final de semana, em suas redes sociais, uma nota oficial de esclarecimento sobre as obras de revitalização da avenida Dom Bosco, iniciadas na quinta-feira, 15 de junho.

As obras estão provocando muito polêmica entre a população silvaniense por conta do corte das árvores que ficavam no canteiro central da avenida.

Confira abaixo, a nota de esclarecimento divulgada pelo Governo de Silvânia:

“As obras de revitalização da Avenida Dom Bosco são um anseio antigo de toda comunidade. A avenida é a principal via de acesso ao centro da cidade e sofreu ao longo dos anos com o crescimento e a falta de planejamento em sua extensão.

Nesse sentido, as espécies existentes na via não respeitam um padrão e nem mesmo as normativas atuais de trânsito para o perímetro urbano. Na Dom Bosco há árvores ornamentais, frutíferas, de pequeno, médio e grande porte, o que constantemente ocasionam problemas, à iluminação pública, ao comércio existente na mesma e aos transeuntes que a utilizam.

A Secretaria do Meio Ambiente realizou intenso estudo sobre a saúde das árvores, revelando problemas em sua maioria. Recentemente, a Prefeitura foi condenada a pagar, como efeito compensatório, indenizações para proprietários que tiveram danos em seus veículos, ocasionados por incidentes envolvendo as árvores.

O projeto da nova avenida também aborda outro tema importante: a Segurança Pública. A nova concepção terá um sistema de iluminação central mais eficiente que o atual, além de propiciar o pleno funcionamento do sistema de monitoramento por câmeras.

Quanto ao comércio, foram realizadas duas reuniões em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas, onde o tema foi apresentado e aprovado pelos comerciantes, que relataram os problemas como o acesso de seus fornecedores, a falta de visibilidade e de segurança em seus estabelecimentos.

Muito + verde

Já está em desenvolvimento, pelo Governo de Silvânia, um projeto de reposição das árvores retiradas da avenida (cerca de 90), onde está previsto o replantio de quase mil espécies naturais da nossa região.

O plantio resultará na criação de um bosque junto ao monumento do Cristo, na entrada da cidade, cujo a obra já foi licitada e está em andamento. Também está prevista a inserção de novas unidades na orla do Lago Márcio Luiz dos Santos, no setor Maria de Lourdes e no setor Anhanguera.

Assim como em outras ações, como a reconstrução da praça Joaquim Félix, o Governo de Silvânia entende a polêmica gerada entorno do tema, mas reafirma o seu compromisso em trazer desenvolvimento e melhorias para a cidade, trabalhando sempre buscando a responsabilidade com o dinheiro público e o cuidado com o cidadão”.

Foto: Reprodução/Redes Sociais