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Luziânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Caldas Novas são campeãs em furtos de energia identificados pela Equatorial Goiás

Os municípios goianos de Luziânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Caldas Novas são os campeões em registros de furtos de energia identificados pela Equatorial Goiás. Somente nos três primeiros meses deste ano, a companhia inspecionou 70 mil unidades consumidoras, entre residências, comércios e indústrias, com suspeitas de fraudes em todo o Estado. Destas, cerca de 26 mil apresentaram alguma irregularidade e foram regularizadas após inspeção da companhia.

Em Goiás, a distribuidora estima que essas irregularidades equivalem a 18 Gigawatt-hora (GWh), energia suficiente para abastecer, por exemplo, todo o município de Aragoiânia, que possui mais de 10 mil habitantes, por um ano.  

A companhia está trabalhando em parceria com a Polícia Civil e realizado ações específicas de combate ao furto. Somente na Região de Luziânia, por exemplo, foram inspecionadas de janeiro a março, 14 mil unidades consumidora. Deste total cerca de 5,5 mil apresentaram alguma irregularidade na medição.  

O gerente de serviço técnico comercial da Equatorial Goiás, Pabllo Barbosa, explica que além de ser crime, com pena prevista de reclusão e multa, o furto de energia, popularmente conhecido como “gato”, prejudica diretamente a qualidade do fornecimento de energia e põe em risco a segurança da população, podendo causar graves acidentes, principalmente com as pessoas que manipulam a rede elétrica sem a capacitação adequada e os devidos cuidados.  

As ligações irregulares sobrecarregam a rede elétrica e podem causar curtos-circuitos, ocasionando interrupções no fornecimento de energia e prejudicando a qualidade do serviço inclusive para os clientes regulares da companhia. “Além de ser crime, as fraudes e furtos contribuem para elevar o valor da conta de luz para todos os consumidores. Isso ocorre porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reconhece nas tarifas uma parte das chamadas “perdas comerciais”, como são denominados tecnicamente os furtos e as fraudes no jargão do setor elétrico”, reforça o gerente comercial. 

Pabllo acrescenta que além das inspeções e ações contra o furto de energia, a empresa está investindo em novos sistemas e tecnologias para aumentar a eficiência de seus processos de combate às perdas de energia. “São cerca de 2,5 mil equipamentos de medição blindada instalados em todo o Estado. Esse tipo de tecnologia permite realizar o acompanhamento do consumo de energia, pois os aparelhos são instalados diretamente no poste de energia, assegurando a proteção da medição de ações externas e assim garantindo registro correto da energia utilizada pelo cliente. Desta forma, não é possível realizar quaisquer tipos de fraudes na medição do consumo, uma vez que a energia consumida é medida ainda no poste da distribuidora”, destaca. “O nosso objetivo com esse trabalho de combate às perdas é garantir aos nossos clientes uma tarifa adequada e justa e contribuir para evolução da qualidade do fornecimento da energia distribuída”, finaliza Pabllo. 

A distribuidora também realiza inspeções periódicas nos medidores de energia dos clientes com o objetivo de assegurar a qualidade da medição. Em caso de suspeita de falha ou alteração no medidor de energia, o equipamento é retirado para avaliação no Laboratório de Calibração da companhia, que é certificado pelo Inmetro, tem acreditação ISO 17025 e é frequentemente auditado pela Aneel. Nesses casos o cliente pode acompanhar tanto a retirada do aparelho quanto sua análise laboratorial. 

Apoio no combate ao furto de energia 

Os clientes da Equatorial Goiás podem e devem ajudar a companhia no combate às fraudes e furtos de energia por meio de denúncias na Central de Atendimento da companhia – 0800 062 0196. Não é necessário se identificar. 

Fonte/Foto: Assessoria de Imprensa do Grupo Equatorial