Sem categoria

Anatel autoriza operadoras a ativar sinal 5G em mais 32 municípios goianos

Foi antecipada, nesta quarta-feira (22/6), pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a ativação do sinal 5G em mais 32 municípios goianos.

Goiás entra na terceira etapa da implantação da faixa de 3,5 GHz, que permite o uso da nova tecnologia. Nas fases anteriores, Goiânia e outros 49 municípios do estado foram contemplados com a medida de liberação. Isso significa que 82 municípios goianos estão habilitados a receber o sinal 5G. 

Sinal 5G em Goiás

Dos 246 municípios de Goiás, apenas 104 permanecem sem a liberação da tecnologia, pois ainda será feito um planejamento. Outros 60 municípios já tiveram o projeto aprovado, contudo, não foi antecipada a liberação.

De acordo com o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz  (Gaispi), a ação vai impactar a vida de 7,21 milhões de habitantes.

A nível nacional, os 1.610 municípios que estavam previstos para terem a faixa de 3,5 GHz liberada até o final de junho agora possuem disponibilidade para o uso de estações 5G. Isso abrange um total de 141 milhões de brasileiros, o que representa 66,4% da população do país.

Medida não assegura disponibilidade do 5G

Contudo, a medida não assegura a disponibilidade do sinal 5G nos municípios contemplados, posto que a ativação do sinal depende de investimentos das operadoras de telefonia, nas regiões.

O 5G é a quinta geração da rede de comunicação móvel e promete revolucionar a maneira como as pessoas se conectam e utilizam a internet.

Com uma velocidade de conexão muito superior ao 4G, o 5G permite que as pessoas baixem arquivos e assistam a vídeos em alta definição de forma mais rápida e sem interrupções.

Liberação do sinal

A Anatel antecipou a liberação dos municípios porque eles atingiram todas as condições necessárias, são elas:

  • O início das atividades para migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas (TVRO) da banda C satelital para a banda Ku, em especial, a distribuição de kits e a campanha de comunicação;
  • A conclusão das atividades para desocupação da faixa de 3.625 MHz a 3.700 MHz, o que inclui a mitigação de interferências em estações do Serviço Fixo por Satélite (FSS) que operam na faixa de 3.700 MHz a 4.200 MHz.

*Por Bruno Goulart

Fonte: Dia Online

Foto: Imagem de Freepik