Sem categoria

Secretaria de Cultura do Estado publica Edital de licitação de obras na Igreja do Bonfim, em Silvânia

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, publicou nesta terça-feira, 25 de julho, Edital de Tomada de Preço 003/2023, tornando público que realizará no dia 14 de agosto, às 09:00 horas, em sua sede, em Goiânia, Sessão de Tomada de Preços, do Tipo Menor Preço, Regime de Execução Empreitada, para a contratação de serviços técnicos de arquitetura e engenharia para execução das obras de restauração e reforma da Igreja Nosso Senhor do Bonfim, em Silvânia.

O Edital que anuncia a licitação estima em R$ 2.274.120,10 o valor total dos recursos para a reforma e restauração da Igreja Histórica em Silvânia.

A obra é uma reivindicação antiga de moradores da cidade e da Comunidade de Nosso Senhor do Bonfim. Em dezembro do ano passado, os membros da Comunidade se reuniram com o então deputado estadual eleito Issy Quinan (MDB) e solicitação apoio dele para agilizar a execução da reforma.

A reforma e restauração da Igreja do Bonfim em Silvânia está prevista no  projeto “Fé, Religiosidade e Devoção”, com investimento de R$ 18,5 milhões para restaurações de 10 igrejas em todo o Estado.

A previsão era de que a Igreja Bicentenária de Silvânia só fosse inclusa no cronograma das obras em 2024. Porém, atendendo um pedido do deputado Issy Quinan, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, determinou à Secretaria de Estado de Cultura que elas fossem realizadas ainda este ano.

Em meados do primeiro semestre de 2023, a secretária Yara Nunes esteve pessoalmente em Silvânia para uma visita à Igreja. Em seguida, técnicos da Secretaria estiveram na cidade para levantamentos. Agora, definiu-se o cronograma para licitação e ordem de serviço.

Também fazem parte do projeto “Fé, Religiosidade e Devoção”, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim (Pirenópolis), Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Jaraguá), Igreja de São José (Mossâmedes), Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Luziânia), Igreja de Nossa Senhora Aparecida (Aparecida de Goiânia), além das igrejas Nossa Senhora Aparecida, Santa Bárbara, São João Batista do Arraial de Ferreiro e a Catedral de Sant’Ana, na cidade de Goiás.

*Por Célio Silva

Foto:  Reprodução/Valdir Junior Vitor