Sem categoria

Calor ganha força em Goiás e temperaturas podem passar da casa dos 43ºC

O clima mais ameno e até mais frio sentido pelos goianos nas últimas semanas vai dar lugar às altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar nos próximos dias. De acordo com informações do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), algumas cidades do Estado devem registrar temperaturas acima da casa dos 43°C na segunda quinzena de agosto.  

André Amorim, gerente do Cimehgo, informou que este é apenas o início de uma onda de calor que deve atingir Goiás nas próximas semanas. “Essas temperaturas não vão parar por aí. Nós já temos prognósticos de que na segunda quinzena de agosto e setembro teremos temperaturas chegando à casa dos 43°C ou mais do que isso. E com umidade relativa do ar baixa, chegando ao estado de emergência, na casa dos 10%”, afirmou em entrevista ao jornal A Redação.

Em Goiânia, haverá o predomínio do sol, com temperatura máxima de 31°C. A umidade relativa do ar na capital deve ficar entre 18% e 70%.  

Cuidados

O gerente do Cimehgo ainda destacou cuidados que podem ser tomados pela população afim de aliviar os efeitos causados pelo calor. “É importante a população fazer sempre uma boa hidratação, preservar os recursos hídricos, fazer um uso racional da água, como também evitar as queimadas nesse período já que nós temos uma vegetação amplamente seca. Seguindo esses passos vamos conseguir passar esse período tão inóspito, difícil, onde temos temperaturas muito elevadas e umidade relativa do ar tão baixas”, contou.

Previsão para outros municípios

O Cimehgo também divulgou o boletim de informações meteorológicas com a previsão do tempo para outras cidades de Goiás. Segundo o documento, “a massa de ar seco predomina sobre o Brasil central, mantendo o tempo estável com predomínio de sol em todas as regiões do Estado, temperaturas elevadas com a umidade relativa do ar em queda no período da tarde”. 

Municípios que devem registrar temperaturas acima dos 30°C em Goiás:

Cidade de Goiás (37°C), Porangatu (36°C), Iporá (33°C), Rubiataba (33°C) e Ceres (32°C). Nestes locais, a umidade relativa do ar deve ficar entre 17% e 70% ao longo do dia.

*Por Victor Santos

Fonte: A Redação

Foto: Canva/Imagem Ilustrativa