Sem categoria

Estudante de Gameleira de Goiás é uma das premiadas no VII Concurso Literário Bariani Ortêncio

A estudante Sophia Sousa Braz, do Ensino Médio do Colégio Estadual Salvador Gomes da Silva, da Coordenação de Educação de Silvânia, foi uma das premiadas no VII Concurso Literário Bariani Ortêncio: Centenário de Vida.

A premiação aconteceu nesta segunda-feira, 21 de agosto, em Goiânia

Organizado pela Secretaria Estadual de Educação, em parceira com a Secretaria de Cultura de Goiás e o Instituto Cultural e Educacional Bariani Ortêncio, o concurso reúne estudantes de toda rede pública estadual.

Ele tem a finalidade de incentivar e despertar nos estudantes de Ensino Médio da rede pública estadual de Goiás o interesse, o gosto pela leitura, escrita de textos de diversos gêneros literários e pela representação cênica de Histórias, a fim de permitir ao estudante criar, inventar, reinventar, falar de suas fantasias, sonhos e realidades.

Além disso, busca estimular a pesquisa e a reflexão sobre temas relevantes do mundo real e contemporâneo e a prática da Língua Portuguesa nas diversas formas de expressão por meio da participação em atividades educativas e socioculturais que resgatem e valorizem a arte e a cultura regional.

O concurso é uma homenagem ao escritor e folclorista Waldomiro Bariani Ortêncio, paulista de nascimento e goiano por opção, pela sua vida dedicada à literatura. Como amante defensor da natureza e do meio ambiente, do folclore e da cultura goiana, há mais de cinquenta anos consolidando sua temática regional, Bariani Ortêncio vem se dedicando e fazendo literatura por Goiás.

Waldomiro Bariani Ortêncio completou 100 anos de vida no dia 24 de julho de 2023. Seus trabalhos, publicados em diversos jornais, livros e revistas, abordam temas variados, como história, folclore, poesia, contos e crônicas, que contribuem para a cultura e literatura goiana.

Por isso, o VII Concurso Literário de Redação “Bariani Ortencio: centenário de vida”, criado para incentivar a produção literária de escritores goianos, presta essa homenagem ao escritor por seus 100 anos de vida, com legado de dedicação e amor à cultura do estado de Goiás.

Fonte: Coordenação de Educação Regional de Silvânia

Foto: Arquivo Pessoal