Sem categoria

Governo de Goiás entrega fábrica móvel de farinha para Silvânia e mais 11 municípios

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) repassou, nesta terça-feira, 29 de agosto, 13 fábricas móveis de farinha e goma para 12 municípios goianos. O evento foi realizado no auditório da sede da secretaria, com a presença de prefeitos, vereadores, gestores estaduais e lideranças do setor agropecuário.

O titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende, participou da entrega, ao lado do deputado federal Professor Alcides, autor da emenda que destinou recursos para a aquisição dos equipamentos.

Fábrica móvel de farinha

Cada fábrica móvel de farinha e goma é composta por reboque plataforma, lavador e descascador, prensa hidráulica, fornalha mecanizada, extrator de goma e peneira.

O kit tem capacidade média de processamento de 600 quilos de farinha por dia. O investimento total para aquisição das 13 fábricas foi de R$ 2,17 milhões, com recursos provenientes de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Regional.

“Estas casas de farinha vão fazer diferença na vida de centenas de agricultores familiares goianos que trabalham com cultivo e processamento da mandioca”, diz o secretário Pedro Leonardo Rezende.

“Esta ação se soma a outras realizadas com o apoio da bancada federal goiana que estão transformando a realidade do campo em Goiás. Estamos trabalhando juntos e levando oportunidades de emprego e renda para todos os cantos do Estado, mas sobretudo para aquelas localidades que mais precisam”, acrescenta ele.

Os municípios beneficiados com a entrega de fábricas móveis de farinha e goma são: Porangatu, Teresina, Orizona, Nova Crixás, Silvânia, Aloândia, Vicentinópolis, Pires do Rio, Chapadão do Céu, Pontalina, Niquelândia e Professor Jamil. Cada município recebeu uma casa de farinha e goma, à exceção de Professor Jamil, que recebeu duas.

*Por Hosana Alves

Fonte: Agência Cora de Notícias

Foto: Junior Guimarães