Sem categoria

Anápolis determina fechamento do comércio não essencial por 10 dias em decreto emergencial para frear o contágio do coronavírus

Para conter o avanço do contágio pelo coronavírus nas últimas semanas, a prefeitura de Anápolis, decidiu em um decreto emergencial publicado nesta quinta-feira (4) fechar todas as atividades econômicas e não econômicas a partir das 19h de sexta-feira (5) até as 4h do dia 15 de março.

O prefeito de Anápolis, Roberto Naves (PP), chorou nesta quinta ao citar o relato de um médico que trabalha na linha de frente contra a Covid-19 no município. O político disse que o médico também chorou ao falar sobre o contato com familiares de pacientes que morreram. Naves destacou que a situação da rede pública de saúde beira o caos.

“Você vê um médico recém-formado virar para você e falar, chorando: ‘não dou conta mais de chamar família e avisar que um ente querido se foi. Eu já dei essa notícia para mais de 50 pessoas'”, contou Naves.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Anápolis, 10 pessoas morreram de coronavírus nas últimas 24 horas. Ao todo, 24.516 moradores foram contaminados com o vírus e 516 pacientes morreram.

O município tem 60 leitos de UTI, dos quais, 50 estão ocupados. Na enfermaria, são 86 vagas disponibilizadas e 65 estão em uso.

No sábado (27), a situação o município tinha 70% de ocupação das vagas e, com a abertura de 10 novos leitos, o prefeito desistiu de publicar um decreto com regras mais rígidas. “Com mais esses dez leitos que contratamos junto à Santa Casa e com a reabertura do Leblon ganhamos um fôlego e evitamos um possível lockdown agora”, disse o prefeito, no sábado.

Além da aproximação de um colapso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Anápolis identificou as variantes do coronavírus vindas da Inglaterra e de Manaus, em estágio de transmissão comunitária entre a população.

Fonte: G1 Goiás

Foto: Divulgação/Prefeitura de Anápolis