Sem categoria

Catalão suspende atividades não essenciais por nove dias

Entra em vigor neste sábado (06/3) o decreto 0272/21 na cidade de Catalão, na região da estrada de ferro, que suspende as atividades não essenciais por nove dias na cidade.
 
E, mesmo entre os serviços essenciais, como supermercados e similares, há restrições: eles só poderão funcionar de segunda à sábado das 6h às 20h. Além disso, o acesso ao estabelecimento está limitado a um membro por núcleo familiar. Lojas de produtos agropecuários também funcionam de segunda a sábado.
 
Da mesma forma, restaurantes e similares só podem funcionar de segunda à sábado e apenas na modalidade de entrega. Borracharias e oficinas seguem podendo funcionar apenas para atender pessoas em trânsito, ou seja, viajantes.
 
Está proibido a venda de bebida alcoólica por qualquer estabelecimento assim como o seu consumo público. Também estão proibidos eventos e festas, como casamentos, assim como atividades religiosas. Também está proibido o uso de áreas públicas, como parques e praças.
 
Indústrias podem funcionar sem atendimento ao público; obras podem continuar desde que com no máximo seis operários e, da mesma forma, apenas de segunda à sábado. Da mesma forma podem funcionar profissionais liberais, prestação de serviço e o trabalho interno de estabelecimentos comerciais desde que com até no máximo 50% da capacidade, porém o home office é encorajado em todos os casos possíveis.
 
Podem funcionar sem restrição de dias e horários farmácias e estabelecimentos voltados ao atendimento relacionado à covid-19. Serviços hospitalares de urgência e emergência podem funcionar por agendamento, assim como os de emergência veterinária, sem agendamento.
 
Quem descumprir o decreto pode ser enquadrado por impedir, dificultar, deixar de executar e/ou opor-se à execução de medidas sanitárias que visem a prevenção das doenças transmissíveis e sua disseminação e à manutenção da saúde. Os desobedientes também podem responder criminalmente por infringir determinação do poder público destinada a impedir a propagação de doença contagiosa.

Fonte: A Redação

Foto: Divulgação