Sem categoria

Goiás mantém maior parte das regiões em situação de calamidade em relação à Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) divulgou nesta sexta-feira (5/3) novo mapa indicativo da situação das regiões goianas em relação à pandemia de covid-19. No total, 16 das 18 áreas do Estado permanecem em situação de calamidade. Apenas duas regiões apresentam cenário um pouco melhor, isto é, situação crítica: a região Nordeste II, que permaneceu como estava na semana passada, e a região Norte, que saiu da perspectiva de calamidade para a crítica. 

Para elaborar o mapa, a equipe da secretaria analisa semanalmente a aceleração do contágio e a sobrecarga do sistema de saúde. A partir dos indicadores desses dois fatores, cada uma das 18 regiões de saúde tem sua situação identificada como: de calamidade, que apresenta pior cenário e exige medidas mais restritivas para a contenção da doença; crítica ou de alerta, esta com necessidade de medidas mais brandas. Neste momento, não há nenhuma localidade em Goiás que esteja apenas em alerta. 

Região metropolitana

As regiões Central e Centro Sul, que englobam a capital Goiânia e Aparecida de Goiânia, respectivamente, permaneceram em situação de calamidade. Para conter a disseminação da doença, os prefeitos Rogério Cruz e Gustavo Mendanha publicaram decretos limitando as atividades nas cidades.

As regras devem ser revistas e as discussões podem se estender pelo fim de semana. Isso porque o prazo para reavaliação apresentando foi de sete dias, e os últimos decretos começaram a valer na segunda-feira (1º/3). Entretanto, sem melhora no cenário da pandemia nessas regiões, é possível que as restrições permaneçam. 

Fonte: A Redação

Foto: Secretaria Estadual de Saúde