Sem categoria

Morre Oséias, estudante de Agronomia em Urutaí, que lutou pela vida e uniu diversas cidades da Região da Estrada de Ferro por sua recuperação

Faleceu nesta terça-feira, 19, Oséias Dourado, de 21 anos, estudante de Agronomia do Instituto Federal Goiano, de Urutaí.

Desde maio de 2022, o jovem estudante lutava contra um tumor no pâncreas e durante muito tempo ficou aguardando cirurgia em um hospital de referência no tratamento do câncer pelo Sistema Único de Saúde.

Oséias Dourado saiu do interior de Minas Gerais para estudar no Instituto Federal Goiano, em Urutaí. Ainda no curso Técnico em Agropecuária, conheceu o também estudante Dante, filho de Guilherme e Kelem, que residem em Silvânia.

A amizade aproximou Oséias da família e o casal o adotou como filho do coração.

Após os primeiros sintomas do tumor, foi feita uma cirurgia de emergência em um hospital particular para retirada de quase 50% do pâncreas e o baço.

Dez dias após a cirurgia para retirada do tumor foram diagnosticadas três metástases no fígado, medindo 3 cm cada.

O estudante Oseias Dourado lutava contra um câncer desde 2022

Iniciou-se o tratamento de quimioterapias. Após seis semanas de tratamento, os exames de imagem foram repetidos e as metástases do fígado haviam aumentado de tamanho.

Também foram encontradas metástases no peritônio e pelve. Então foi implantado um cateter, sendo que o protocolo de quimioterapia foi alterado para 46h cada aplicação, repetido em 3 ciclos.

Em março de 2023, repetiu-se os exames de imagem, confirmando o insucesso do segundo protocolo.

As esperanças reacenderam após o conhecimento do tratamento experimental, que consiste em uma Indução da Proteína de Choque Térmico guiada pelo Cérebro, realizado no BTT Medical Institute, pelo Dr. Marc Abreu, na cidade de Aventura, no estado da Flórida, Estados Unidos.

A família então buscou apoio de amigos e comunidade para levantar recursos para o tratamento fora do país. Porém, o estado de saúde de Oséias não permitiu o deslocamento.

E nesta terça-feira, 19 de setembro, Oséias faleceu na cidade de Manga, interior de Minas Gerais, onde estava em companhia de seus avós, onde será sepultado.

*Por Célio Silva

Fotos: Reprodução/Instagram