Sem categoria

2º Mutirão da Emater será em Leopoldo de Bulhões

A 2ª edição do Mutirão da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) será realizada em Leopoldo de Bulhões e região. Além das palestras, cursos e atendimentos técnicos, esta edição vai realizar atividades simultâneas em seis municípios da região dos dias 16 a 21 de outubro.

A ação tem como objetivo ampliar os atendimentos da Agência, promover o empreendedorismo e dar condições técnicas para que alunos e alunas consigam transformar o conhecimento em renda para suas famílias, além fomentar a economia local.

“Nossa missão é estar mais próximos da população. Algumas pessoas acreditam que nossos serviços são limitados apenas aos produtores rurais, mas o trabalho que a Emater desenvolve tem impacto social e econômico em todo o município, tanto na zona rural quanto na zona urbana”, destaca Rafael Gouveia, presidente da Emater.

A programação completa de todas as atividades que serão realizadas no mutirão será divulgada em breve. Além de Leopoldo de Bulhões, haverá ações simultâneas em Bonfinópolis, Gameleira de Goiás, Teresópolis, Goianápolis, Silvânia, Anápolis, entre outros municípios.

Primeira edição

A cidade de Heitoraí foi a primeira a receber o Mutirão da Emater, onde mais de 300 pessoas foram atendidas. Além de cursos de pintura em tecidos, panificação artesanal, produção artesanal de doces em compotas e cristalizados, bovinocultura sustentável e produção de hortaliças, a programação ainda teve palestras sobre boas práticas de fabricação, aposentadoria rural, crédito rural, papel da mulher na sociedade e autoestima.

Plantando saberes

O mutirão em Heitoraí ainda contou com o Projeto Plantando Saberes, que foi adaptado para promover atividades para as crianças durante o evento. Os alunos foram levados até o campo para conhecer como é a vida rural e alguns dos serviços de assistência técnica e extensão rural que a Emater realiza junto aos produtores.

Além da entrega de certificados para os participantes do curso, o evento contou ainda com apresentações culturais, atendimento técnico e a Feira do Produtor, onde foram comercializados alimentos e artesanatos feitos por produtores rurais do município.

*Por Hosana Alves

Fonte: Agência Cora de Notícias

Foto: Reprodução Instagram/Prefeitura de Leopoldo de Bulhões