Sem categoria

Festa de São Sebastião, em Silvânia, pode integrar o Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás

O deputado Dr. George Moraes (PDT) apresenta o projeto de lei nº 2201/23, propondo a inclusão, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, da festa de São Sebastião, realizada no município de Silvânia anualmente, no mês de julho. 

O legislador argumenta que a festa é conhecida por seus bailes de música regional, procissão e missas realizadas pelos devotos do santo naquele município. “Em dez dias de evento são realizadas novena, folia e procissão luminosa, além de bingos, leilões e comercialização de produtos diversos, gerando renda a toda cidade”, acrescenta George.

Sobre a festa

Em justificativa o deputado esclarece que a devoção pelo santo, na região, teve origem após suposto milagre que uma jovem chamada Amélia Francisca Adão, conhecida mais tarde como “Mãe Amélia”, filha de escravos, teria recebido de São Sebastião.

“Em meados de 1902, a jovem Amélia, na rotina da vida rural da época, saiu desprotegida com o corpo quente, em uma manhã de chuva fina e fria de inverno, por conta disso sofreu um choque térmico que a deixou paralítica de uma parte da face. Devota de São Sebastião, pediu ajuda ao santo e sua prece foi atendida”, relata um trecho do documento.

A proposta foi recebida na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e aguarda definição de relatoria. 

*Por Agência Assembleia de Notícias

Fonte: Portal Alego

Foto: Reprodução/Facebook