Sem categoria

Goiás será piloto para sistema de fila única de cirurgias eletivas

Goiás foi escolhido pelo Ministério da Saúde (MS) para ser projeto piloto na recém-criada Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), plataforma nacional de troca de informações em saúde. O acordo foi firmado pela secretária de Informação e Saúde Digital do MS, Ana Estela Haddad, durante encontro com o secretário de Saúde de Goiás, Sérgio Vencio, em Goiânia.

Com a parceria, o sistema fila única para a realização de cirurgias eletivas em Goiás vai ser adotado em escala nacional. Com o uso do Regnet Filas, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi possível a identificação e definição dos pacientes distribuídos nos 246 municípios goianos, de forma simples e eficiente, em parceria com os municípios, por meio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

Sistema de fila única

Esse sistema fará parte da RNDS e está sendo avaliado, na parceria do MS com a SES, tanto o uso da ferramenta como o modelo adotado por Goiás para a organização das filas de cirurgias eletivas, a fim de que seja replicado nos demais estados.

Ministério da Saúde e SES fecham parceria: Goiás será modelo com sistema de fila única de cirurgias eletivas para todo Brasil (Foto: Iron Braz)

“A RNDS é um programa fantástico, de avanço na transparência, gestão e melhor aproveitamento dos recursos públicos e com essa parceria, Goiás tem a oportunidade de contribuir para a melhoria das condições de saúde dos cidadãos em todos os municípios brasileiros”, destaca o titular da pasta.

Financiamento

A reunião também possibilitou a troca de experiências relacionadas às inovações bem-sucedidas desenvolvidas pela SES e as políticas prioritárias em saúde digital, efetivadas pelo MS. Na oportunidade, Ana Estela Haddad também anunciou a possibilidade da Secretaria ser contemplada com uma linha de financiamento pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal e com o custeio da Secretaria de Informação e Saúde Digital do MS.

A superintendente de Tecnologia e Inovação da SES-GO, Luiselena Luna Esmeraldo, fez uma exposição sobre o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Conecta SUS) e as várias ferramentas de saúde digitais desenvolvidas pela SES, entre as quais o Projeto Inteligência Artificial contra a Mortalidade Infantil (Caren) e o Imuniza Goiás, o que despertou interesse do MS.

Ana Estela Haddad destacou que espera fortalecer a transformação digital de Goiás em articulação com as principais linhas de apoio, cooperação técnica e financiamento do MS na área de informação e saúde digital.

*Por Kattia Barreto

Fonte: Agência Cora de Notícias

Foto em Destaque: Canva/Imagem Ilustrativa