Sem categoria

Contas de energia estão mais caras em Goiás

A conta de energia ficou mais cara a partir deste domingo (22) em Goiás, dia em que entrou em vigor o reajuste tarifário da Equatorial Goiás, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ao todo, 3,3 milhões de unidades de energia elétrica em 243 municípios do estado são atendidos pela distribuidora e devem ser afetados.

  • Consumidores residenciais (B1): aumento de 6,49%;
  • Consumidores de baixa tensão, como rural, indústrias rurais, comércio, serviço e iluminação pública (B1, B2, B3 e B4): aumento de 7,08%;
  • Consumidores de alta tensão, como indústrias e empresas de médio ou pequeno porte (A1, A2, A3 e A4): redução de 5,3%.

De acordo com a agência, o reajuste foi aprovado depois de grande discussão por meio de uma consulta pública que contou com sessão presencial em Goiânia e contribuições via e-mail no período entre 26 de julho e 1º de setembro deste ano.

A Aneel ainda explicou que os custos com as atividades relacionadas à distribuição de energia, o transporte da energia elétrica e os encargos setoriais foram os principais fatores que motivaram o reajuste.

Ao portal G1, a Equatorial Goiás disse que segue normalmente o seu “programa de investimentos de 2023, anunciado em janeiro, com foco em investimentos estruturais na distribuição de energia e no atendimento à demanda reprimida, em linha com o plano de desenvolvimento do Governo do Estado”.

*Por Gabriela Macêdo

Fonte: G1 Goiás

Foto: Canva/Imagem Ilustrativa