Sem categoria

Goiás registra 32 casos de feminicídio no 1º semestre de 2023

Goiás registrou aumento de 3,2% em crimes de feminicídio no primeiro semestre de 2023, de acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Foram registrados 32 casos nos primeiros meses deste ano, ante 31 em 2022. Ainda segundo o levantamento, o território goiano apresentou crescimento de 128,6% desta tipificação de crime, se comparado ao mesmo período de 2019, com 14 feminicídios. 

Conforme números apresentados no painel de estatísticas da Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), os indicadores de violência contra a mulher foram os menos reduzidos no território goiano, se comparado com o mesmo período do ano passado. De acordo com a pasta, o Estado tem se empenhado no combate à violência contra a mulher, dadas as particularidades deste crime de forma geral. “As Forças de Segurança, em especial a Polícia Militar de Goiás, através do Batalhão Maria da Penha e a PCGO, através da Delegacia Estadual de Atendimento Especializado à Mulher (DEAEM), atuam 24 horas”, informou em nota.  

No Brasil foram 722 casos de feminicídio registrados nos 6 primeiros meses de 2023. Além de Goiás, estão na lista com os maiores números de casos os estados de São Paulo (111), Minas Gerais (91), Rio de Janeiro (53), Bahia (46), Rio Grande do Sul (43) e Paraná (39).

Denúncia: ajuda que pode salvar vidas

Além dos canais tradicionais como o 180, da Central de Atendimento à Mulher, o 197 (Polícia Civil) e o 190 (Polícia Militar), o Estado de Goiás passou a receber denúncias on-line, uma forma que independe do laudo pericial no primeiro momento. O sinal vermelho, que é um x desenhado na mão da mulher, também é uma das formas sutis de informar que está sendo vítima de agressão. Cartórios e drogarias recebem denúncias de violência doméstica através do sinal.  

Íntegra da nota da SSP-GO

“O estado de Goiás está cada vez mais à frente no combate à violência contra a mulher, dadas as particularidades destes tipos de crime. As Forças de Segurança, em especial a PMGO, através do Batalhão Maria da Penha e a PCGO, através da Delegacia Estadual de Atendimento Especializado à Mulher (DEAEM), atuam 24 horas.

 – Ações de combate à violência que foram criadas pelo Governo de Goiás e envolvem várias áreas:

  • Aplicativo Mulher Segura – O aplicativo Mulher Segura permite à cidadã goiana acesso direto aos serviços do Estado de Goiás para comunicar casos de violência, acionar a Polícia Militar em casos de emergência e ter à mão a localização dos batalhões e das delegacias próximas. Lançado este ano, registrou 5.035 downloads em pouco mais de um mês.
  • Delegacias especializadas – A criação da Delegacia Estadual de Atendimento Especializado à Mulher (Deaem) ampliou a atuação das 1ª e 2ª Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deam) de Goiânia e tem como objetivo fortalecer a rede de combate à violência contra a mulher. Existem 26 Deams no estado.
  • Protocolo Todos por Elas – Inspirado no protocolo espanhol, o instrumento detalha como bares, restaurantes, boates, casas de shows e afins devem agir para evitar e tratar casos de agressões dentro dos estabelecimentos.
  • Grupo Reflexivo para Autores de Violência Doméstica – Tem por objetivo promover atendimento psicológico aos homens autores de violência doméstica, por meio de reuniões semanais, visando reduzir os índices de reincidência e garantir a paz familiar. Está implantando na capital e em várias cidades do interior”.

Fonte: A Redação

Foto: Canva/Imagem Ilustrativa