Sem categoria

Goiás bate recorde com 267 registros de mortes por coronavírus em um dia, diz governo

Goiás bateu recorde de registros de mortes em 24 horas com 267 novos casos computados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta quarta-feira (10). O número de contaminados no período de um dia também é alto: 4.421. Ao todo, 423.009 pessoas no estado contraíram o vírus desde o início da pandemia e 9.279 morreram.

Os dados da SES mostram que 5.372 vítimas do vírus são homens, enquanto 3.907 são mulheres. A taxa de letalidade em Goiás é de 2,19%.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim, explicou na terça-feira (9) à TV Anhanguera que a taxa de mortes pelo vírus dentro das UTIs vem aumentando. De acordo com ela, 50% dos pacientes levados a leitos especiais morrem.

“Vai chegar o momento em que a gente não conseguirá ampliar mais leitos e isso precisa ficar bem claro para todo mundo. E só a ampliação não resolve porque a taxa de letalidade em UTIs está em 50%. Mesmo tendo leito, a gente sabe que muitas pessoas irão a óbito”, pontuou Amorim.

Para a superintendente, os dados refletem as aglomerações dos carnavais e festas clandestinas, já que geralmente são frequentadas por jovens que se expõem mais ao risco de contágio.

Até o início de abril, Flúvia Amorim diz que os números da Covid-19 no estado ainda serão altos, tanto de novos infectados quanto de mortes. “De acordo com as curvas crescentes, até abril teremos muitos problemas em relação a casos, mortes e taxa de internação. Os hospitais têm relatado aumento de internações de jovens e em estado grave da doença necessitando de entubação e UTI”, ponderou.

O surto de Covid-19 está relacionado às novas variantes que circulam em Goiás. Amorim disse que o vírus de Manaus, por exemplo, tem capacidade 10 vezes maior de se transmitir do que outras variantes.

Aumento dos casos em crianças

Os casos entre crianças com até 10 anos de idade registrou aumento nas últimas semanas, de acordo com dados da secretaria. Até esta quarta-feira, 12.126 crianças se contaminaram com o vírus e 11 morreram. Na faixa etária entre 10 e 14 anos, são 8.667 contaminados e seis mortes registradas desde o início da pandemia.

Segundo a infectologista pediatra Lorena de Castro Diniz, o aumento de contaminação nestas faixas etárias se deve ao retorno das crianças ao ambiente escolar.

“Cada família vai precisar avaliar a situação e se pode deixar o filho em casa ou não. Até o momento, 1% dessa população precisa de internação quando contrai o coronavírus. Mas 1% vira 100% quando se trata do nosso filho”, alerta a médica.

Vacinação

Um levantamento oficial realizado pela SES apurou que, referente à primeira dose, foram aplicadas 270.147 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o estado. Em relação à segunda dose, foram vacinadas 63.057 pessoas até esta quarta-feira.

Em relação ao recebimento e distribuição de vacinas, o estado já recebeu 584.280 doses, sendo 465.280 da CoronaVac e 119 mil da AstraZeneca.

Fonte: G1 Goiás

Foto: Portal Goiás