Sem categoria

Cristóvão Vaz Tormin é o novo deputado estadual que entra para substituir Fred Rodrigues

O ex-prefeito de Luziânia, Cristóvão Vaz Tormin (Patriota) foi eleito o novo deputado estadual de Goiás, que vai substituir Fred Rodrigues (DC). Decisão foi tomada nesta terça-feira (26), após o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) realizar o reprocessamento da totalização das eleições de 2022 para o cargo em questão.

O reprocessamento foi conduzido pela Comissão Apuradora presidida pelo Desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral Substituto. Em suma, a decisão do TSE proferida neste mês resultou no indeferimento do registro de candidatura do deputado estadual Fred Rodrigues (DC), eleito em 2022, que, como consequência, determinou a comunicação imediata ao TRE-GO para que procedesse à retotalização dos votos.

Na origem do processo judicial que indeferiu o registro de candidatura em 2022 constava a ausência de condição de elegibilidade decorrente danão apresentação de quitação eleitoral,documento necessário à instrução do procedimento, que, à época, não foi obtido em razão de pendências na prestação de contas relativas à sua participação como candidato ao mandato de vereador, nas Eleições de 2020.

O relatório “Resultado da Totalização das Eleições Gerais Estaduais 2022” ficará disponível nos autos de Apuração das Eleições, no Pje 0601989-65.2022.6.09.0000 e a Ata do procedimento realizado hoje já está anexada. Após receber o diploma da Justiça Eleitoral, Cristóvão Vaz Tormin estará habilitado a exercer o mandato para o qual foi eleito.

Cristóvão Vaz Tormin, que já ocupou cargo de vereador, deputado e prefeito de Luziânia, se considera cristão, como diz sua biografia do Instagram e, em 2022, foi denunciado pelo Ministério Público de Goiás (MPGO), junto do ex-secretário de Desenvolvimento Urbano do município Walter Roriz de Queiroz e a ex-chefe da Divisão de Convênios Leidiene Gonçalves Souza Costa, por crimes de responsabilidade de prefeitos e falsidade ideológica.

Os fatos, como descrito pelo promotor de Justiça Julimar Alexandro da Silva, ocorreram entre dezembro de 2018 e março de 2019. Durante esse período, os denunciados utilizaram, indevidamente, em proveito próprio ou alheio, bens e serviços públicos, bem como, na condição de servidores públicos, inseriram declaração falsa ou diferente da que deveria ser escrita para alterar a verdade de fato juridicamente relevante.

Sobre a saída de Fred Rodrigues, vale lembrar que ele foi eleito deputado estadual no pleito de 2022, mas perdeu o cargo por conta da sua prestação de contas nas eleições para vereador de Goiânia em 2020. O parlamentar perdeu seu cargo por unanimidade do TSE.

*Por Carlos Nathan Sampaio

Fonte: Diário de Goiás

Foto: Reprodução Instagram/cristovao.tormin