Sem categoria

Além do estado de emergência por dengue, Goiás também registra alta nos casos de covid

Enquanto Goiás passa por emergência de saúde pública depois de registrar mais de 20 mil casos de dengue e duas mortes no estado, a covid também volta a preocupar. Até agora, já foram 4,5 vezes mais casos confirmados de Covid-19 em janeiro de 2024 do que o total registrado em dezembro de 2023, de acordo com dados do painel de monitoramento da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO).

Os números de casos de covid em dezembro foram 1.236, que subiram para 5.505 em janeiro deste ano. O que representa uma incidência de 75 casos para cada 100 mil habitantes. Atualmente com parte da população vacinada e com casos leves, há poucos riscos, mas, ainda há possibilidade de que, com a dengue, haja uma sobrecarga do serviço de saúde público, ainda mais com a vinda do Carnaval 2024, que começa oficialmente neste final de semana.

Mesmo assim, o aumento de registros de casos de covid foi o suficiente para que municípios goianos cancelassem eventos festivos no Carnaval. Foi o caso de Itapuranga e Guapó.

Ainda sobre a dengue, o decreto do estado de Goiás foi publicado na última sexta-feira (2). Dados da SES indicaram que, este ano, foram registrados 22.275 casos de dengue, além das duas mortes. O aumento foi de 58% na comparação com o mesmo período de 2023.

Vale lembrar, ainda, que é possível contrair as duas doenças simultâneamente, o que requer ainda mais cuidados com a saúde. Febre, dor de cabeça, dores no corpo e cansaço muscular são, inclusive, sintomas comumente relatados por quem contrai dengue ou Covid-19, de forma que pode ser difícil diferenciar as duas doenças. Mas a evolução dos sinais e sintomas pode dar uma pista do diagnóstico.

O Ministério da Saúde reforça que, com o aparecimento de qualquer sintoma, é essencial procurar atendimento médico. As duas doenças são causadas por vírus, mas a transmissão ocorre de maneira diferente: a dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Já a Covid-19 é transmitida por gotículas de secreções respiratórias de uma pessoa infectada.

*Por Carlos Nathan Sampaio

Fonte: Diário de Goiás

Foto: Canva/Imagem Ilustrativa