Sem categoria

Obra de reforma e restauração da Igreja do Bonfim, em Silvânia, deve ser concluída em agosto

A secretária de Cultura do Estado de Goiás, Iara Nunes, esteve nesta quinta-feira, 29, em Silvânia, para uma visita técnica às obras de reforma e restauração da Igreja Nosso Senhor do Bonfim, iniciadas em setembro do ano passado.

Acompanhada do deputado estadual Issy Quinan Júnior,  do prefeito de Silvânia, Geraldo Santana, e do pároco da cidade, Padre Fabiano Ribeiro, a secretária percorreu todas as dependência da Igreja e conversou com os responsáveis pela obra.

Ao final, Iara Nunes se mostrou satisfeita com o andamento dos trabalhos e disse que o cronograma estabelecido pela equipe técnica da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás está sendo cumprindo.

Ela estima para o mês de agosto a conclusão da restauração da Igreja Nosso Senhor do Bonfim, data provável da inauguração e entrega à comunidade, com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

A ordem de serviço para as obras foi assinada em 14 de setembro e o valor de investimento é de R$ 2.273.598,00.

A reforma e restauração da Igreja do Bonfim em Silvânia estava prevista no projeto Fé, Religiosidade e Devoção, com investimento de R$ 18,5 milhões para restaurações de 10 igrejas em todo o Estado.

A previsão era de que a Igreja Bicentenária de Silvânia só fosse incluída no cronograma das obras em 2024. Porém, atendendo um pedido do deputado Issy Quinan, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, determinou à Secretaria de Estado de Cultura que elas fossem iniciadas no ano passado.

Em meados do primeiro semestre de 2023, a secretária Yara Nunes esteve pessoalmente em Silvânia para uma visita à Igreja. Em seguida, técnicos da Secretaria estiveram na cidade para levantamentos. Depois, foram definidos os cronograma de obras e a ordem de serviço.

Também fazem parte do projeto Fé, Religiosidade e Fé, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim (Pirenópolis), Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (Jaraguá), Igreja de São José (Mossâmedes), Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Luziânia), Igreja de Nossa Senhora Aparecida (Aparecida de Goiânia), além das igrejas Nossa Senhora Aparecida, Santa Bárbara, São João Batista do Arraial de Ferreiro e a Catedral de Sant’Ana, na cidade de Goiás. 

*Por Célio Silva, com informações da Secretaria de Cultura do Estado de Goiás

Foto: Antônio Neto