Sem categoria

Homenageando Dona Luzia “da máquina de arroz”, Bloco do Id faz 10º desfile pelas ruas de Silvânia no dia 13 de abril

O Bloco do Id faz seu décimo desfile pelas ruas de Silvânia no dia 13 de abril, um sábado.

A instituição foi criada há 11 anos e neste período apenas não saiu às ruas no ano de 2021 por causa da pandemia da Covid-19.

Sempre privilegiando o Carnaval para as famílias, com as marchinhas, o Bloco do Id tem como propósito oferecer oportunidade para que as cidades da região brinquem um Carnaval sadio, alegre, reunindo os mais diversos segmentos sociais.

Nos primeiros anos, o Bloco desfilava na sexta-feira de Carnaval, porém objetivando um custo menor nas despesas, que são bem mais elevados no período carnavalesco, a manifestação popular se transformou no Carnaval Fora de Época, porém sem perder a alegria, a organização, a folia e a participação popular que vem crescendo a cada ano.

Outro objetivo do Bloco é homenagear a cada ano um silvaniense. O primeiro foi o Id, que dá nome ao Bloco. Em seguida foram homenageados: Nigrinha da Carlota, Dito Sacristão, Isaura Enfermeira, Professor Orlandinho, Ana Maria do Afonso, Dr. Jorge Chadud, Tia Corina e Brasilino.

Em 2024, a homenageada é Dona Luzia da Máquina de Arroz.

Nascida em 7 de dezembro de 1941, Dona Luzia é filha de José de Souza Batista e Luiza Leal Lobo Batista, e teve 15 irmãos, sendo 12 vivos atualmente. Ela se casou com José Aquiles do Nascimento, já falecido, e juntos tiveram seis filhos: Vitória, Vera, Celso, Célio, César e Valéria. Além disso, Dona Luzia é avó de 18 netos, possui 13 bisnetos e dois tataranetos.

Dona Luzia é conhecida por sua honestidade e simplicidade. Ela educou seus filhos para serem cidadãos exemplares e dedicados ao trabalho.

Seu apelido, Dona Luzia da Máquina de Arroz, foi dado devido ao fato de que por muitos anos ela trabalhou com o beneficiamento desse alimento em sua máquina. Ela recebia as sacas de arroz produzidas no meio rural, beneficiava os grãos e os comercializava a granel.

Além disso, Dona Luzia é reconhecida por sua generosidade e caridade, pois sempre ajudou os mais necessitados com sua máquina.

Em 1996, Dona Luzia foi eleita vereadora em Silvânia, exercendo seu mandato de 1997 a 2000. Após esse período, ela decidiu não buscar a reeleição e não se interessou mais pela vida pública.

Atualmente, Dona Luzia reside em uma propriedade rural em nosso município, desfrutando das coisas simples da vida ao lado de sua família.

Aos 82 anos, ainda gosta muito de trabalhar, fazer doces caseiros, queijos e receber as visitas com muito carinho.

Com seu jeito simples e acolhedor, dona Luzia representa muito da tradição e da identidade do povo silvaniense, razão pela qual recebe a homenagem do Bloco do ID.

Camisetas

Para custear suas despesas, o Bloco do Id conta com a venda de camisetas. Neste ano, a camiseta está sendo vendida a R$ 30,00 e pode ser adquirida no Bar do Alemão, Papelutti Multiloja e Spaço Blum.

No dia 13 de abril, a concentração dos foliões será à partir das 18:00 horas no Estacionamento do Estádio Caixetão e a descida para o centro de cidade está marcada para as 21:00 horas.

O trajeto será: Avenida Dom Bosco, Rua 24 de Outubro, Praça da Matriz, Avenida Mário Ferreira e Praça do Rosário.

*Por Célio Silva

Fotos: Reprodução Instagram/blocodoid