Sem categoria

Novo lote de vacinas contra covid-19 será usado para 2ª dose em Goiás

A nova remessa com 266,8 mil doses de vacinas contra a covid-19, que desembarcou em Goiás na madrugada desta sexta-feira (2/4), será usada para aplicação de segunda dose. A informação foi confirmada pelo governador Ronaldo Caiado. “Esse lote que acaba de chegar é 100% reservado para a segunda dose”, disse. “Ele não vai entrar na partilha dos 5% para as forças de segurança, como também não faremos primeira dose em nenhuma outra faixa etária, por determinação do Ministério da Saúde.”

A recomendação feita pelo governo federal, segundo o governador, ocorre em consequência da falta de garantia da chegada de novos insumos necessários para a produção de mais imunizantes. Por isso, neste momento a prioridade é completar o ciclo de imunização, dentro do prazo correto, de todos os goianos que já receberam a primeira dose. O lote inclui 241,8 mil doses da CoronaVac e 25 mil doses do consórcio Oxford/AstraZeneca.

Caiado disse ainda que a partir da entrega do próximo lote, o que deve ocorrer dentro de alguns dias, o Estado poderá retomar o calendário de imunização de idosos por faixa etária e também de membros das forças de segurança, que agora fazem parte do grupo prioritário. “Existe o compromisso [do Ministério da Saúde], para o início da próxima semana, de chegar novos estoques para continuarmos a vacinação da primeira dose”, declarou o governador.

A falta de doses já suspendeu a vacinação em alguns municípios goianos. É o caso, por exemplo, de Goiânia. Na quinta-feira (1º/4), a capital anunciou, por meio de nota, a paralisação tanto da aplicação da primeira dose quanto da segunda. “A secretaria aguarda o recebimento de mais vacinas por parte do Ministério da Saúde para dar continuidade ao Plano Municipal de Vacinação. A previsão é que novo lote chegue ao município na próxima segunda-feira”, diz o comunicado. 

Fonte: A Redação

Foto: Divulgação