Sem categoria

Motoristas de ônibus do Eixo Anhanguera fazem paralisação para cobrar que sejam vacinados contra a Covid-19 em Goiânia

Motoristas de ônibus do Eixo Anhanguera fazem uma paralisação no início da manhã desta sexta-feira (9) em Goiânia. Eles se reuniram na frente da garagem da Metrobus para reivindicar a vacinação da categoria contra a Covid-19.

Por causa da paralisação, não estão circulando ônibus do Eixo Anhanguera na Região Metropolitana no início desta manhã.

Nos terminais da capital, passageiros que aguardavam a chegada dos ônibus ficaram confusos nas plataformas e precisaram ser orientados por funcionários.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informou que o governador, Ronaldo Caiado (DEM), já mencionou a inclusão de motoristas do transporte público nos grupos prioritários de imunização. Segundo o governo, o grupo “deverá ser priorizado nas próximas etapas da vacinação contra a Covid-19”.

Ainda conforme nota divulgada pela SES, os motoristas são prioridade na vacinação, “mas ainda não foram contemplados para receberem as doses da vacina nesta etapa que está em andamento”, de acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI).

Por meio de nota, o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo da Região Metropolitana de Goiânia (SET) informou que “é totalmente a favor da vacinação dos trabalhadores do transporte público coletivo, mas que a paralisação do serviço não é a solução”.

A RedeMob Consórcio informou que, apesar de o Eixo Anahnguera não estar rodando por causa da paralisação, “todas as demais linhas do sistema Metropolitano de Transporte Coletivo estão funcionando normalmente”.

Reivindicações

Segundo os trabalhadores que participam da paralisação, a proposta é manter o ato até o final do dia. Eles contaram à TV Anhanguera que pedem a imunização dos 3,5 mil motoristas da categoria, já que vários são idosos, ficam todos muito expostos ao coronavírus e que os passageiros nem sempre respeitam as medidas sanitárias de controle da pandemia.

A categoria também informou à reportagem que quer a volta de um benefício que teria sido suspenso em março deste ano.

Efeitos

Por causa da paralisação, usuários do transporte coletivo da Região Metropolitana relataram que houve confusão e aglomeração nos ônibus que estão circulando e nos terminais.

Foram registradas imagens de pessoas muito próximas umas às outras e tentando embarcar em Senador Canedo, no Terminal Padre Pelágio, entre outros pontos.

Fonte: G1 Goiás

Fotos: Reprodução/TV Anhanguera