Sem categoria

Goiás confirma segunda morte por dengue em 2021

A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou a segunda morte por dengue neste ano. A vítima era uma mulher de 36 anos, que não teve a identidade revelada, e morava em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal.

De acordo com a secretaria, a morte da mulher aconteceu em fevereiro, mas a confirmação do óbito por dengue só foi atualizada no boletim da última semana, que registrou dados entre 3 de janeiro e 3 de abril deste ano.

Após a morte, a Prefeitura de Luziânia intensificou as ações no combate à dengue e retomou o trabalho com o fumacê. Além disso, os agentes de saúde estão passando de casa em casa para orientar os moradores sobre os riscos da doença. Porém, não estão entrando nas residências devido à Covid-19.

Mortes

A primeira morte confirmada pela doença em 2021 foi de um homem de 49 anos, em Cristalina, no dia 15 de fevereiro. A confirmação se deu no final do mês passado. Em todo o estado, há registro de outras cinco mortes suspeitas de dengue, que ainda estão em investigação.

Uma criança de 9 anos, moradora de Goianésia, morreu no dia 30 de março com suspeita de dengue hemorrágica. Isabella Vargas estava internada em um hospital de Goiânia, onde morreu. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a confirmação da morte por dengue hemorrágica leva cerca de quatro meses para ser dada devido aos exames exigidos.

Casos

Em 2021, Goiás registrou 16.565 casos de dengue. Destes, 7.099 já foram confirmados. De acordo com o boletim da SES-GO, o município de São Luis de Montes Belos é que contém o maior registro de casos neste ano, com 1.967 casos notificados com dengue.

Em segundo lugar está Goiânia, com 1.794 casos notificados. A cidade de Cristalina, onde foi confirmada a primeira morte pela doença, está na terceira colocação com mais casos de dengue, com 1.601 notificações.

Já o município de Luziânia, onde ocorreu a segunda confirmação de óbito, está na sexta colocação com mais casos notificados de dengue, com 851 casos só neste ano.

Foto: Reprodução/Internet