Sem categoria

Campanha de vacinação contra a gripe em Silvânia começa com a aplicação de 700 doses

Começa nesta segunda-feira, 12 de abril, em todo o Brasil, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Para dar início à imunização dos silvanienses contra a influenza, a Secretaria Municipal de Saúde tem à disposição 700 doses do imunizante.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Marlene Oliveira, na sexta-feira, dia 09, Silvânia recebeu do Ministério da Saúde, via Governo Estadual, as 700 doses da vacina para começar a campanha no município.

Marlene disse que será seguido o plano de imunização determinado pelo Ministério da Saúde e que está sendo elaborado um planejamento para definir os locais e horários de vacinação para os grupos prioritários que serão imunizados nesta primeira etapa da campanha.

De acordo com estratégia definida pelo Ministério da Saúde, a vacinação acontecerá de forma escalonada:

  • Primeira etapa (12/04 a 10/05): crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres em pós-parto de até 45 dias), trabalhadores de saúde e povos indígenas;
  • Segunda etapa (11/05 a 08/06): idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas;
  • Terceira etapa (09/06 a 09/07): pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Covid-19

O Ministério da Saúde não recomenda que seja feita a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e contra a influenza conjuntamente. 

A pasta sugere que as pessoas que estiverem nos grupos prioritários procurem se vacinar antes contra a Covid-19.

Já especialistas recomendam pelo menos uma diferença de 14 dias entre uma e outra vacina.

*Com informações da CNN Brasil

Foto: Divulgação