Sem categoria

Servidores da Saúde de Ipameri recebem treinamento para atendimento de urgência e emergência a pacientes com Covid-19

A Prefeitura de Ipameri, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta quarta-feira (21), no auditório da Câmara Municipal, a capacitação dos profissionais da rede pública de saúde, como uma das medidas de enfrentamento à Covid-19. A proposta é padronizar os procedimentos no atendimento dos pacientes, visando a proteção e saúde dos profissionais e dos infectados, bem como o atendimento geral de complicações respiratórias.

O curso foi ministrado pelo Enfermeiro Especialista em UTI do SAMU, Alex Henrique, e contou com a participação de aproximadamente 20 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores lotados no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), de Ipameri.

O objetivo é lembrar e agregar conhecimento sobre atendimento a complicações respiratórias ou paradas cardiorrespiratórias, além de suporte básico e avançado de vida e ventilação mecânica, com instrução técnica e prática dos equipamentos adquiridos pela gestão, em ação do Prefeito Jânio Pacheco, que ampliou a capacidade de atendimento em saúde do município.

Recentemente, Ipameri adquiriu mais 5 ventiladores mecânicos, totalizando 19 aparelhos em atividade e ainda 4 Elmos, capacetes que intensificam a ventilação não invasiva. Insumos de saúde e o corpo de atendimento também foram ampliados pela administração, com intuito de melhorar o atendimento à população.

Um diferencial importante na capacitação é a abordagem por meio de metodologia ativa, na qual os profissionais participam ativamente junto ao instrutor, contribuindo dessa forma, com melhorias em seus processos de trabalho. Os treinamentos também são realizados por meio de simulação realística, com uso do capacete Elmo e dispositivos especiais utilizados para este fim.

Para o secretário de Saúde, Érico Rocha, as capacitações são de suma importância e não tem dia para acontecer, “diante da pandemia provocada pelo novo coronavírus, a presença de profissionais capacitados e preparados é fundamental para o possibilitar o correto atendimento médico-hospitalar. Já realizamos outros cursos voltados ao atendimento ao paciente com Covid-19, todos visando um atendimento seguro e de qualidade e hoje estamos cumprindo mais uma etapa, mesmo em um dia de feriado estamos todos aqui, se capacitando para melhor atender nossa população”, destacou o Secretário.

A capacitação foi uma organização da Secretaria Municipal de Saúde de Ipameri em parceria com coordenação do Pronto Socorro Municipal e da Regional da Estrada de Ferro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. O vereador Francisco Neto, líder do governo na Câmara, participou do curso representando o prefeito Jânio Pacheco.

Para o Diretor Regional do SAMU, Rodrigo Pacheco, a capacitação é essencial diante os novos protocolos. “A Covid-19 trouxe um mundo novo aos profissionais de saúde, com protocolos que se atualizam e equipamentos que se renovam a cada dia. Desta forma é de suma importância estar sempre buscando novos conhecimentos, sempre com o objetivo de proteger o profissional de saúde ao mesmo tempo que cuidamos da população com as melhores práticas possíveis”, destacou Rodrigo.

Fonte/Fotos: Blog do Alan Ribeiro