Sem categoria

Silvânia aplica primeira dose da vacina contra a Covid-19 em grávidas e mulheres no pós-parto com comorbidades na próxima sexta-feira

Silvânia vai aplicar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nas gestantes e puérperas (mulheres no pós-parto até 45 dias) com comorbidades na sexta-feira, 14 de maio. A vacinação será no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, das 07:30 às 17:00 horas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, seguindo o Ofício Circular nº 538/2021, da Secretaria Estadual de Saúde, nesta etapa será aplicada a vacina Coronavac, do Instituto Butantan apenas nas gestantes e puérperas que possuem comorbidades.

A Secretaria de Saúde chegou a anunciar no início desta semana que a vacina contra a Covid-19 seria aplicada em todas as gestantes e puérperas de Silvânia, independente de possuir comorbidades ou não. No entanto, o órgão recebeu na manhã desta quarta-feira, 12, uma nota da Regional de Saúde Centro-Sul orientando que somente as gestantes e puérperas acima dos 18 anos e com comorbidades devem receber o imunizante (veja abaixo).

A nota também orienta que as mulheres só deverão receber doses das vacinas produzidas pelo Instituto Butantan (Coronavac) ou pela Pfizer, de acordo com alterações feitas no Plano Nacional de Imunização que interrompeu, temporariamente, a aplicação da vacina Astrazeneca/Oxford em mulheres grávidas e no pós-parto, seguindo orientações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Para receber a vacina, as gestantes e puérperas não precisam se cadastrar na Secretaria de Saúde. Elas podem comparecer na Secretaria Municipal de Saúde na sexta-feira e devem apresentar laudo médico atestando a comorbidade, os documentos pessoais, os cartões de vacinação e da gestante e comprovante de endereço.

Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo whatsapp: (62) 3332-3410 e (62) 3332-2421.

Confira a integra da nota enviada pela Regional de Saúde Centrol-Sul:

Aos Coordenadores Estaduais em Imunização,

Prezados,

Em atendimento a orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o Programa Nacional de Imunizações interrompe temporariamente a vacinação de gestantes e puérperas com as vacinas COVID-19 AstraZeneca/Oxford.
Adicionalmente orienta-se a interrupção temporária da vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades
A vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades deverá prosseguir com as demais vacinas COVID-19 em uso no país visto que o perfil risco/benefício da vacinação neste grupo é altamente favorável (Sinovac/Butantan e Pfizer). Para vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades, a mulher deverá comprovar a condição de risco (comorbidade) por meio de exames, receitas, relatório médico, prescrição médica.
Em relação ao cumprimento do esquema vacinal para as gestantes que já foram vacinadas com a primeira dose, orientações detalhadas serão emitidas em nota técnica pelo Programa Nacional de Imunizações.

Foto: Reprodução/Unimed