Sem categoria

Lenoar Macedo lança primeiro livro em Silvânia

Diagnosticado com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) depois dos 50 anos, Lenoar Macedo não imaginava que sua história de vida permeada pela desatenção, inquietude e procrastinação pudesse render um livro.

“Memórias de um TDHA”, lançado pela R e F Pé de Letra traz uma coletânea de contos narrando fatos do cotidiano e das relações, pessoais e profissionais de um homem que cresceu com esse transtorno e só depois do diagnóstico tardio conseguiu entender porque agia de uma forma que muitas vezes não era bem compreendida.

Lenoar Macedo mora há muitos anos em Silvânia, onde foi servidor do Banco do Brasil e secretário de Finanças da Prefeitura Municipal em 2020. Aposentado, hoje mora com sua esposa no meio rural. Amante dos livros e das letras, sempre publicou textos em seu perfil no Facebook.

Ele conta que o hábito de escrever não é muito antigo. Quando um texto escrito por ele para homenagear um dos seus professores teve boa repercussão, percebeu que poderia investir nesta área.

Lenoar então passou a escrever contos sobre o seu cotidiano, principalmente os fatos relacionados ao TDHA. Quando decidiu publicar um livro com essas memórias, ele selecionou os textos retratando sua infância em Campina Verde, em Minas Gerais, o relacionamento com sua família, a adolescência em São Miguel do Araguaia e a vida adulta em Goiânia e Silvânia.

Sobre o livro, Lenoar explica que a obra não é uma biografia, mas é autobiográfico, onde mostra de forma simples e linguagem acessível, os desafios de uma pessoa portadora do TDHA em suas relações pessoais, sociais e profissionais.

“Memórias de um TDHA” foi lançado com recursos da Lei Aldir Blanc de incentivo a cultura, que beneficiou diversos artistas de Silvânia em 2020. Ele está disponível para a compra com o próprio autor, através de suas redes sócias (Facebook e Instagram) ou pelo telefone: 99972 5629.

TDHA

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD.

Ele é reconhecido oficialmente por vários países e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em alguns países, como nos Estados Unidos, portadores de TDAH são protegidos pela lei quanto a receberem tratamento diferenciado na escola.

Foto: Reprodução/Facebook