Clássico entre Anápolis e Anapolina terá torcida única
A Federação Goiana de Futebol encaminhou um ofício (nº 043/26) ao presidente do Anápolis, José Paulo Tinazzo, e ao presidente da Anapolina SAF, Ricardo Rodrigues de Farias, informando o encaminhamento de um ofício (nº 10827/2026) da Polícia Militar do Estado de Goiás, com a recomendação de que a partida entre o Anápolis e a Anapolina ocorra com a presença de apenas uma torcida.
Esse documento é assinado pelo presidente da Federação, Ronei Ferreira de Freitas.
O ofício da PMGO traz várias considerações para justificar o pedido de torcida única. O documento cita que “tais torcidas vêm desencadeando atos de violência há vários anos, sendo necessária, de forma recorrente, a intervenção policial para o restabelecimento da ordem pública e da preservação da lei”.
Cida, ainda, que o Estádio Jonas Duarte “não apresenta condições adequadas para receber simultaneamente torcedores de ambas as torcidas, o que aumenta significativamente a probabilidade de incidentes”.
O documento traz também que a Torcida Organizada Rubra, a TOR, já foi penalizada durante as cinco primeiras rodadas do Goianão 2026, “em razão de atos de violência”.
A PMGO embasa o pedido de torcida única no clássico evocando a Lei nº 14.597/2023, a Lei Geral do Esporte, nos dispositivos que ate4ntam sobre a adoção de medidas preventivas inerentes à organização e realização de eventos esportivos.
Sendo assim, a PMGO destaca como medida de segurança principal a recomendação de torcida única para o clássico, que acontece no domingo, às 16 horas, no Estádio Jonas Duarte.
Ainda ontem (3), o Anápolis Futebol Clube informou por meio de seu perfim no Instagram que acatará a recomendação da Polícia Militar.
O ofício da PM é assinado pelo tenente coronel Alex de Siqueira, comandante do BEPE/CME.
Nesta quarta-feira (4), no site da FGF, está confirmada a data e horário do clássico para às 16 horas de domingo no Estádio Jonas Duarte.
Fonte: Portal Contexto | Foto: Portal Contexto