Sem categoria

Trindade apresenta dinâmica para Romaria Virtual 2021

O Santuário Basílica do Divino Pai Eterno de Trindade apresentou na manhã desta segunda-feira (31) a programação oficial da tradicional Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno 2021. A Romaria será realizada de forma virtual, para evitar a disseminação da pandemia da Covid-19, a partir do dia 25 de junho até 4 de julho.

Por meio de videoconferência, o anúncio, realizado de forma online, contou com a participação do governador Ronaldo Caiado, do prefeito do município, Marden Junior,  do reitor do Santuário Basílica, Pe. João Paulo Santos, e do secretário estadual de saúde de Goiás, Dr. Ismael Alexandrino Júnior.Advertisement

Com o tema “Proclamação de esperança – Pai eterno, diante de vós, somos todos irmãos”, a dinâmica da Romaria de 2021 será semelhante à Romaria Tradicional, com celebrações diárias na Basílica, com o Santo Terço, a Santa Missa, novenas solenes e um devocionário a São José, além da novena na Igreja Matriz de Trindade, de acordo com o plano apresentado. 

No entanto, toda a celebração será realizada de forma virtual, sem a presença dos fiéis. As cerimônias poderão ser acompanhadas por meio das redes sociais do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno e nos meios de comunicação oficiais, na TV Pai Eterno e Rádio Difusora. 

“Graças a Deus, hoje nós temos a possibilidade, como estamos fazendo aqui hoje, de utilizar a tecnologia para levar informação até as pessoas. E agora usar a tecnologia, também, para levar o momento de oração e comunhão a todos os devotos do Pai Eterno”, frisou o prefeito do município, Marden Júnior.

A Rede Vida e a Tv Aparecida, bem como a Rede Vale FM de Rádios e a Rádio Trindade FM, também farão transmissões de algumas das celebrações. Será montada, ainda, uma estrutura para o acesso aos fiéis aos pés da imagem do Divino Pai Eterno, que será colocada fora da Igreja, para atos de devoção individual. A visita de caravanas ao município, no entanto, permanece vedada e serão bloqueadas em barreiras sanitárias.

A expectativa, de acordo com Pe. João Paulo Santos, é de que neste ano seja possível dar uma resposta melhor aos devotos, levando em conta que, diferente de 2020, onde a pandemia pegou todos de surpresa, neste ano foi possível uma melhor organização do evento.

“Neste ano nós tivemos um tempo para fazer esta preparação com muito carinho, com muito cuidado, de modo que aquilo que convencionalmente a gente realiza em Trindade, pode ser experimentado na casa de cada pessoa”, declarou.

Com relação à devoção presencial individual, Pe. João Paulo Santos afirma que será realizada de forma organizada, de modo que não promova aglomerações. “Será criada uma estrutura, sobretudo para que as pessoas possam visitar a imagem  sem ter acesso à Igreja ou ao espaço central da Igreja, onde serão realizadas as celebrações, de modo que não terá nenhum risco de nas celebrações, ter algum tipo de aglomeração”, explicou.

Tradição

A Romaria de Trindade é considerada o maior evento religioso do Centro-Oeste, segundo do Brasil e a maior Festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno, de acordo com o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno de Trindade. Antes da pandemia, a cidade chegava a receber cerca de 6 milhões de romeiros por ano. No último ano de realização presencial da Festa de Trindade, no ano de 2019, cerca de 3,2 milhões de pessoas passaram pelo município, durante os 10 dias de festividades. A devoção ao Divino Pai Eterno, em Trindade, teve início por volta de 1840.  

*Por Mel Castro

Fonte: Diário de Goiás

Fotos: Divulgação