Sem categoria

Trindade proíbe abertura de igrejas durante festa do Divino Pai Eterno

Um novo decreto da Prefeitura de Trindade, publicado na última sexta-feira, 11 de junho, proíbe a abertura de igrejas durante a festa do Divino Pai Eterno. Além disso, também há restrição quanto as comitivas durante o período do evento.

De acordo com o documento, está proibida do dia 24 de junho até 05 de julho a realização de quaisquer atividades que provoquem aglomeração. As medidas são para combate à disseminação da Covid-19.

Desta forma, fica vedada a abertura do Santuário Basílica do Divino Pai Eterno e das igrejas Matriz, do Santíssimo Redentor, Santa Luzia e de outras igrejas nas proximidades. Também ficam suspensas as missas, novenas, terços, procissões e vigílias com a presença de público.

Os hotéis pousadas e similares não podem funcionar, exceto para o atendimento de profissionais da saúde e mensalistas. Outra proibição é quanto a locação de calçadas, casas, imóveis, garagens e similares. Não podem ser instaladas barracas, bancas, quiosques e qualquer estrutura para show e eventos na cidade.

Durante o período da festa do Divino Pai Eterno, também fica proibida a circulação de ônibus de turismo e excursão, micro-ônibus e vans. Táxis de outras cidades também não poderão entrar na cidade, assim como comitivas de carreiros, muladeiros, foliões, tropeiros, cavaleiros, romaria de pedestres e passeios ciclísticos.⠀

O decreto prevê multa que varia de R$ 73 e R$ 36 mil para quem descumprir as regras, podendo haver, inclusive, a interdição das atividades comerciais, industriais e de serviços por 15 dias.

Festa será virtual pelo segundo ano consecutivo

A Festa do Divino Pai Eterno será realizada de forma virtual pelo segundo ano consecutivo. O tema da romaria deste ano é “Pai eterno, diante de vós, somos todos irmãos”. O objetivo é trazer a reflexão sobre a pandemia e as urgências humanas. O evento acontece entre os dias 25 de junho e 4 de julho.

Reitor do Santuário Basílica, o padre João Paulo Santos confirmou que será montada uma estrutura aos pés da imagem do Divino Pai Eterno para que os fiéis tenham acesso e realizem seus atos individuais de devoção sem provocar aglomerações. As missas e novenas terão programação divulgada em breve. Algumas serão transmitidas por meio das redes sociais, bem como outros meios de comunicação, como a TV Pai Eterno, a Rede Vida, a TV Aparecida, a Rádio Difusora AM, a Rede Vale FM de rádios e a Rádio Comunitária Trindade FM. A tradicional Missa Sertaneja não será realizada em 2021.

Com mais de 180 anos, a Romaria de Trindade é considerada o maior evento religioso do Centro-Oeste, o segundo do Brasil e a maior Festa do mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. Antes da pandemia, a cidade chegava a receber, anualmente, cerca de seis milhões de romeiros. Em 2019, última vez em que o evento foi realizado nos moldes tradicionais, cerca de 3,2 milhões de pessoas passaram por Trindade, nos 10 dias de festividades.

*Por Dinake Núbia

Fonte: Dia Online

Fotos: Reprodução/Olhares / Mapio.net