Sem categoria

Romaria do Divino Pai Eterno acontece de forma virtual e conta com barreiras para evitar aglomerações em Trindade

Por conta da pandemia, a tradicional romaria do Divino Pai Eterno acontece a partir desta sexta-feira (25) até o dia 4 de julho de forma virtual e conta com barreiras para evitar aglomerações, em Trindade. Devotos podem acompanhar a programação da basílica pela internet.

A Prefeitura de Trindade instalou seis barreiras sanitárias, uma delas na entrada do município pela GO-060, mais conhecida como Rodovia dos Romeiros, onde fica o Portal da Fé, outras dentro da cidade. Na rodovia também há um bloqueio com ajuda da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros onde motoristas são orientados a não entrarem no local.

“Trindade recebia neste período gente do Brasil e do mundo inteiro. Seria um crime deixar tumultuar gente aqui no município”, disse o secretário de saúde da cidade, Rogério Taveira.

Pelo segundo ano consecutivo está proibida entrada e a circulação de comitivas de carreiros, muladeiros, foliões, tropeiros, cavaleiros e passeio de ciclistas. Eventos como missas, novenas, terços, procissões, vigílias e similares com presença de público estão proibidas nas igrejas tradicionais. Hotéis e o comércio de rua também serão fechados.

Programação

De acordo com a basílica, o evento, que acontece há mais de 180 anos, desta vez tem o tema “Pai Eterno, diante de Vós somos todos irmãos”. A escolha foi fundamentada na encíclica Fratelli Tutti, do Papa Francisco, que trata da fraternidade e da amizade social.

Os devotos podem acompanhar a programação por meio das redes sociais do santuário e pela TV Pai Eterno. A Romaria do Divino Pai Eterno reúne cerca de três milhões de devotos ao longo de dez dias de celebrações.

  • 25 de junho a 3 de julho:

5h – Alvorada ; 5h30 – Terço; 6h – Missa; 9h – Novena; 15h – Novena; 17h15 – Devocional de São José; 19h30 – Novena Solene.

  • 26 de junho

17h30 – Missa em homenagem aos foliões (Folia de Reis);

  • 27 de junho

8h – Missa; 10h – Missa; 17h30 – Missa pelas vocações;

  • 3 de julho

17h30 – Missa em homenagem aos carreiros e muladeiros.

  • 4 de julho – Domingo

5h – Alvorada; 5h30 – Terço; – 6h – Missa; 8h – Missa; 10h – Missa; 17h30 – Missa.

  • 5 de julho

6h55 – Missa pelos romeiros falecidos; 19h – Missa; 19h30 – Missa

Fonte: G1 Goiás

Foto: Diocese de Anápolis