Sem categoria

Mais de 2 anos após tragédia de Brumadinho, locomotiva é encontrada durante buscas por desaparecidos

Uma locomotiva foi encontrada durante as buscas por desaparecidos em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na tarde desta quinta-feira (1º). Ainda não há informações sobre vítimas dentro do veículo que pertencia à MRS e prestava serviços para a Vale. Dez das 270 vítimas da tragédia ocorrida em janeiro de 2019 ainda não foram encontradas.

A barragem de Córrego do Feijão, da Vale, se rompeu, matando centenas de pessoas, destruindo casas e plantações, além de interromper a captação de água no Rio Paraopeba, responsável pelo abastecimento de parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a locomotiva é uma peça importante nas buscas.

“Embora não esteja associada a nenhuma das joias faltantes, representa um importante avanço na inteligência e acurácia do nosso modelo preditivo, e por consequência, na localização das demais vítimas”, disse a corporação.

O trem estava sob uma profundidade de 15 metros. O veículo foi encontrado a cerca de um quilômetro e meio do ponto inicial do rompimento da barragem. As buscas seguem agora no entorno da locomotiva.

A última identificação foi no dia 27 de maio. Tratava-se do soldador Renato Eustáquio de Sousa, 31 anos. A identificação foi possível através de um fragmento do fêmur encontrado no dia 14 de janeiro.

De acordo com a Polícia Civil, após a localização, ele foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), em Belo Horizonte, onde passou por triagem. No dia 28 de janeiro, foi enviado para o laboratório de DNA do Instituto de Criminalística.

Segundo o Corpo de Bombeiros (CBMMG), até março de 2021, 3.913 militares já atuaram, em revezamento, em atividades de campo, coordenação e de saúde em Brumadinho. As buscas tinham sido interrompidas em março por causa da pandemia, mas foram retomadas no dia 12 de maio.

Fonte: G1

Fotos: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais