Sem categoria

Silvânia recebe primeira remessa da vacina Janssen que tem dose única de aplicação

A Secretária de Saúde de Silvânia, Marlene Oliveira, confirmou nesta terça-feira, 6 de julho, que o município recebeu a primeira remessa de vacina contra a Covid-19 da Janssen, que tem aplicação em dose única.

Segundo ela, são 140 doses do imunizante que já estão acondicionadas na rede de frios da Secretaria Municipal de Saúde.

Marlene adiantou que a Secretaria deve anunciar no mais breve espaço de tempo possível como será a aplicação dessa vacina.

Como funciona a vacina da Janssen

O imunizante, conhecido tecnicamente como Ad26.COV2.S, utiliza a tecnologia de vetor viral, um vírus enfraquecido que transporta os genes virais para dentro das células, estimulando a resposta imunológica. A mesma metodologia, considerada de 3ª geração, é utilizada nos imunizantes Oxford/AstraZeneca e Sputnik V.

Esquema de doses

Diferentemente das outras vacinas disponíveis contra a Covid-19, o imunizante da Janssen é aplicado com esquema de dose única (0,5 ml).

Os testes de fases I e II mostraram fortes respostas imunológicas, como a produção de anticorpos e resposta das células T (linfócitos com funções imunológicas de ação de respostas antivirais), após a imunização com apenas uma dose. 

Para o professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), Marco Antônio Stephano, a possível explicação para a aplicação da dose única da vacina pode estar na forma como o imunizante foi desenvolvido, que pode gerar uma resposta imune mais duradoura. 

“Deve ter alguma diferença na elaboração da vacina, que é o segredo de como eles construíram esse antígeno para ter uma dose só de eficácia. Não conseguimos saber, é um segredo industrial da empresa”, disse Marco. 

Eficácia

Testes de fase três foram realizados em diferentes países, com a participação de mais de 44 mil pessoas. A vacina apresentou taxa de eficácia de até 72% nos Estados Unidos, de até 68% no Brasil e de até 64% na África do Sul após a aplicação com a dose única. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o imunizante apresenta alta eficácia na prevenção de hospitalização e morte pela Covid-19. Uma dose única da vacina tem eficácia global (que reúne dados de todos os estudos clínicos) de 66,9% contra infecções sintomáticas, de 76,7% contra doença grave e morte após 14 dias e de 85,4% após 28 dias de imunização.

*Com informações da CNN Brasil

Foto: Reprodução/O Globo