Sem categoria

UFG mantém aulas a distância para início do ano letivo de 2021

A Universidade Federal de Goiás (UFG) vai manter as aulas a distância para dar início ao ano letivo de 2021, que acontecerá na próxima segunda-feira (26). Sem uma nova deliberação do Conselho Universitário (Consuni), a universidade decidiu continuar com o ensino de forma remota. Desde março do ano passado, a instituição está sem aulas presenciais.

Segundo a UFG, mesmo que a vacinação de 1ª dose contra a Covid-19 tenha se intensificado para a maioria dos profissionais da educação, a orientação da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) é a de que o primeiro semestre letivo de 2021 seja planejado conforme foi executado em 2020.

A reitora Sandramara Matias Chaves ressaltou que a universidade quer construir um planejamento seguro e responsável para um futuro retorno presencial. A UFG conta ainda com o Grupo de Trabalho (GT), formado por servidores da universidade, que tem o objetivo de avaliar, planejar e organizar estratégias de como poderá ocorrer a volta das atividades presenciais.

“O grupo se reúne quinzenalmente e os resultados dessas discussões vão ajudar a gestão superior a tomar os melhores encaminhamentos”, disse a reitora.

Aulas online

Em março de 2020, as aulas foram totalmente suspensas por causa da pandemia de Covid-19. Em agosto, houve a retomada das aulas do primeiro semestre letivo de forma remota. À época, o Conselho Universitário aprovou o empréstimo de computadores e um auxílio de R$ 50 para os alunos que tiverem dificuldades de acesso à internet.

Sem uma nova resolução, a universidade começou, na última segunda-feira (19), a semana de planejamento do primeiro semestre do ano letivo de 2021. Desta forma, as aulas estão sendo organizadas para serem realizadas de forma online.

Caso a disciplina não possa ser ofertada remotamente, como casos de estágio ou laboratorial, a universidade deverá avaliar se a matéria poderá ser realizada como Atividade Prática Emergencial (APE), estabelecida na Resolução Consuni 61/2020.

A universidade informou que as disciplinas com particularidades que não se enquadrem nas modalidades do ensino remoto ou na Atividade Prática Emergencial, devem ser suspensas até que o “cenário seja oportuno”, para preservar a qualidade do ensino.

Fonte: G1 Goiás

Foto: Vanessa Chaves/G1