Sem categoria

Seleção feminina goleia China na estreia do Brasil na Olímpiada

A Seleção Brasileira de futebol feminino começou bem sua campanha nos Jogos Olímpicos. Em Miyagi, a equipe canarinho goleou a China por 5 a 0. Como de costume, Marta brilhou, ao marcar dois gols. Debinha, Andressa Alves e Bia Zaneratto completaram o placar.

O Brasil manteve intacta a escrita de nunca ter perdido em estreias olímpicas: foi a quinta vitória em sete participações. Apenas em 1996 e 2008, as brasileiras ficaram no empate no início da caminhada. O próximo compromisso das comandadas de Pia Sundhage será diante da Holanda, às 8h de sábado. Na última rodada da primeira fase, o desafio será diante da Zâmbia, na terça (27).

O primeiro tempo foi completamente dominado pelas brasileiras. Aos 8 minutos, Bia Zaneratto pressionou e roubou a bola no lado esquerdo de ataque, invadiu a área e cruzou para Debinha cabecear no travessão. No rebote, Marta fuzilou para as redes e abriu o placar. O segundo gol teve participação da dupla de ataque novamente. Bia Zaneratto chutou forte rasteiro da entrada da área, a goleira chinesa deu rebote nos pés de Debinha, que aproveitou e aumenta a vantagem. A única chance chinesa aconteceu aos 39 minutos, quando Miao soltou uma bomba no ângulo e Bárbara, com a mão trocada, fez uma linda defesa.

Na etapa final, a China voltou mais ofensiva e pressionou muito. Chegou a carimbar a trave com Shanshan, em finalização do lado direito da área, e obrigou Bárbara a fazer duas grandes intervenções em tentativas dentro da área.

Com menos posse, o Brasil respondeu em chutes de Debinha (Peng desviou com a ponta dos dedos e a bola carimbou o travessão, aos 14 minutos) e Marta (aos 24, quando a goleira espalmou arremate rasteiro). Aos 28, após bate-rebate na área, a bola sobrou para a camisa 10, que bateu rasteiro no cantinho, surpreendendo e balançou as redes para ampliar. Ainda houve tempo para Andressa Alves – que entrou bem, na vaga de Duda -, sofrer pênalti e converter, aos 36 minutos, e Bia Zaneratto, completando cruzamento rasteiro de Debinha, fechar o placar: 5 a 0.

*Por Vítor Monteiro

Fonte: Mais Goiás

Fotos: Sam Robles/CBF