Sem categoria

Dia 05 de agosto tem aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Silvânia

A Secretaria Municipal de Saúde informa que no dia 05 de agosto, mais um grupo de pessoas vai receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Silvânia.

Desta vez, pessoas com 60 anos ou mais que receberam a primeira dose da AstraZeneca nos dias 05 e 08 de maio, irão completar seu ciclo vacinal com a aplicação do reforço.

A vacinação para este grupo será no sistema drive trhu, no estacionamento do Estádio Caixetão, das 07:30 às 12:00 horas.

Para ser vacinado é preciso apresentar os documentos pessoais e o cartão de vacinação.

Importância da segunda dose

A pessoa que não completa o esquema vacinal fica mais vulnerável à infecção pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) do que aquela que recebeu as duas doses. Ou seja, além de se expor ao risco de ser contaminado e adoecer, esse indivíduo não ajuda a controlar a circulação do vírus. E tem mais: a vacinação incompleta pode criar um ambiente propício para o surgimento de versões ainda mais resistentes do coronavírus.  

Imagine a seguinte situação: há invasores à solta que procuram hospedagem nos organismos. Alguns organismos, por razões ainda desconhecidas, conseguem expulsá-los com tranquilidade. Outros lutam por horas, dias ou meses e conseguem vencer a batalha. Há também quem lute de forma aguerrida e perca a vida.   

A vacina, portanto, entra em cena para torná-lo mais resistente ao ataque desses vírus invasores! Se uma determinada vacina prevê duas aplicações, isso significa que as duas doses são necessárias para fortalecer seu sistema imunológico, deixando-o mais preparado para enfrentar um possível combate. 

De acordo com o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, as vacinas são, neste momento, a medida farmacológica de maior comprovação, credibilidade e eficácia disponível em todo o mundo. “Não faz sentido a pessoa tomar uma dose da vacina e não se apresentar para tomar a segunda dose. Quem assim o faz está com uma proteção insuficiente e inadequada”, alerta. 

*Com informações da Anvisa

Foto: Reprodução Internet/Imagem Ilustrativa