Sem categoria

Caiado lança grupo especializado no combate aos crimes de ódio em Goiás

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado. inaugura nesta segunda-feira, 16 de agosto, o Grupo Especializado no Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Geacri). A nova unidade da Polícia Civil de Goiás (PCGO) irá funcionar em prédio anexo à Escola Superior da Polícia Civil, localizado no Jardim Bela Vista, em Goiânia.

O objetivo da especializada, que será chefiada pelo delegado Joaquim Adorno, é investigar crimes de injúria racial, homofobia e demais delitos envolvendo práticas de intolerância ou discriminação contra as populações vulneráveis.

O Geacri vai atuar não somente no âmbito criminal, mas também na conscientização da população e resgate da cidadania das vítimas de racismo, discriminação e intolerância, seja ela por cor, etnia, religião, condição, orientação sexual ou identidade de gênero.

Segundo o 15º Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgado no último dia 15 de julho, houve aumento de 29,8% nos crimes de racismo no país no ano de 2020, em comparação com 2019. O documento também registra crescimento, em escala nacional, das ocorrências de prática de crimes contra a população LGBTQI+ e de estupro de, respectivamente, 24,7% e 20,9%. 

Conforme a Polícia Civil, Goiás está entre os dez primeiros do país a contar com uma unidade especializada nestes tipos de crime.

Fonte: A Redação

Foto: Divulgação/Polícia Civil de Goiás