Sem categoria

Brasil atinge 50 milhões de brasileiros com a vacinação completa contra a Covid-19

Mais uma importante marca foi alcançada na luta contra a Covid-19 nesta terça-feira (17). Mais de 50 milhões de brasileiros já estão totalmente vacinados contra a Covid-19. Isso significa que 31,9% da população acima de 18 anos já tomaram as duas doses ou a vacina de dose única.

Para que as vacinas atinjam a efetividade esperada, é necessário tomar as duas doses (ou a dose única). O Ministério da Saúde reforçou a campanha para incentivar os brasileiros que ainda não completaram o ciclo vacinal a procurarem uma unidade de saúde para a segunda dose.

A orientação é que a segunda dose seja aplicada no período recomendado: 12 semanas para as vacinas da Pfizer/BioNTech e da Astrazeneca/Fiocruz e 4 semanas para a Coronavac/Butantan. No entanto, mesmo pra quem perdeu o prazo, a orientação é procurar um posto de vacinação para completar o ciclo vacinal.

Com o avanço da campanha de vacinação, em ritmo acelerado, a meta é imunizar com as duas doses toda a população adulta até o fim do ano. O Brasil já aplicou mais de 168 milhões de doses, no total. Mais de 70% (117 milhões de pessoas) da população acima de 18 anos já está com a primeira dose no braço. Desde o início da campanha no País, em janeiro, o Ministério da Saúde já entregou mais de 207 milhões de doses de vacinas para todos os estados.

Queda nos números

O ritmo acelerado da vacinação no Brasil já reflete no cenário epidemiológico nacional. Além da redução no número de casos e óbitos pela doença, todos os estados e Distrito Federal registraram taxa de ocupação de leitos Covid-19 abaixo de 80% na última semana.

É a primeira vez no ano que o Brasil atinge esse índice, reforçando a importância da imunização para acabar com o caráter pandêmico no País.

O andamento da vacinação contra a Covid-19 pode ser conferido na plataforma LocalizaSUS, atualizada diariamente. Acesse aqui localizasus.saude.gov.br.

Fonte: Ministério da Saúde

Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió