Sem categoria

Abadiânia é a primeira cidade goiana a vacinar adolescentes a partir de 12 anos contra Covid-19

Abadiânia, no Entorno do Distrito Federal, começou a vacinar adolescentes contra a Covid-19. A cidade é a primeira de Goiás a imunizar população com idade entre 12 e 17 anos, segundo o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems).

Os adolescentes foram convocados, por meio das redes sociais da prefeitura da cidade, a comparecer, com o pai, mãe ou responsável, ao posto de imunização ao final da tarde e noite de quinta-feira (19).

O Cosems informou que outras cidades que anunciaram a imunização de adolescentes foram Flores de Goiás, que prevê começar nesta sexta-feira (20), e Anápolis, que deve iniciar na segunda-feira (23).

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia autorizado o uso do imunizante da Pfizer nas pessoas dessa idade. Algumas cidades brasileiras já começaram a vacinar os adolescentes.

Abadiânia

Segundo a prefeitura de Abadiânia, foram vacinados 491 adolescentes até as 23h de quinta-feira. A cidade divulgou ainda que tem 63% da população imunizada contra a Covid-19.

A administração municipal informou ainda que está convocando pessoas com 18 anos ou mais para se vacinar contra a doença há cerca de um mês e que nos últimos dias a procura estava baixa, por isso decidiram abaixar a idade mínima para a imunização.

Também de acordo com a prefeitura, nesta sexta-feira a vacinação contra a Covid-19 é voltada exclusivamente de 2ª dose. No sábado (21), a aplicação será de 1ª dose para pessoas com 18 anos ou mais. Novas datas para imunização de adolescentes ainda não foram divulgadas pela administração.

Durante a primeira vacinação de adolescentes, houve grande movimento no ponto de imunização da cidade, principalmente porque foi exigida a presença de um adulto responsável. No entanto, segundo a prefeitura, “a equipe de saúde esteve presente orientando e organizando a fila para que fosse evitado qualquer tipo de aglomeração”.

*Por Vanessa Martins

Fonte: G1 Goiás

Foto: Reprodução/TV Anhanguera